quinta-feira, 17 de maio de 2012

Viagem 53: O milagre da multiplicação dos corações

Hoje a boleia é no minimo estranha... Como é possivel experimentar-se uma imensa felicidade e uma imensa angustia praticamente em simultaneo?

É oficial a Maria Catarina anda sozinha desde ontem, 16 de maio. Tanto que lhe disse que não tinha permissão para fazer estas coisas pela primeira vez e de modo consistente sem ser ao pé de mim mas não, a nossa história está feita de ousadias como esta da sua parte, começou logo com o dia escolhido para nascer: disse-lhe que só podia ser depois de 20 mas não, ela escolheu 11 e não foi do mês seguinte.

É com extrema felicidade que demoro minutos intermináveis a descer umas escadas que faria em metade do tempo porque ela insiste em fazê-lo sozinha. É com extrema felicidade que a vejo andar de um lado para o outro como que a treinar vezes e vezes sem conta. É com extrema felicidade que lhe mudo o pijama depois do jantar porque a miss insiste que só come sozinha.

Enfim, é com extrema felicidade que a vejo crescer...

É com uma angustia inexplicável que vejo o Francisco roxo, com a cabeça para trás. É com uma angustia inexplicável que o vejo com olhos de quem não vê e a babar-se incontrolavelmente.

É com uma angustia inexplicável que constato mais um curto-circuito.

É com uma angustia inexplicável que tenho que o amparar enquanto ele tenta titanicamente andar mas sem um pingo de forças para ter as pernas direitas...

É ou não é o milagre da multiplicação dos corações aquele que acontece sempre que conseguimos experimentar uma felicidade extrema pela conquista de um, ao mesmo tempo que experimentamos a mais inexplicável das angustias por outro?

Há boleias dificeis e esta é uma delas...

domingo, 13 de maio de 2012

Viagem 52: Gerir expetativas

Esta semana houve boleia a mais uma celebração: na quinta feira comemorou-se 9 anos de casamento.

Ontem lia o blogue do Miguel Esteves Cardoso (www.citador.pt acho delicioso!) sobre conselhos para um casamento feliz e não podia estar mais de acordo: não pode ser tão dificil e tão trabalhoso como dizem porque se assim for ninguém aguenta mais um esforço na sua vida. Não pode ser esta coisa que se diz de dar, de ceder, de prescindir porque se assim for ninguém aguenta ficar mais vazio todos os dias. Acho mesmo que não nada dificil, acho mesmo que flui muito naturalmente, só assim se mantém!

Depois de intensa reflexão a minha opinião é que o sucesso reside na aceitação do outro como ele é e na gestão de expetativas que se criam.

Quem diria... aceitar o outro como ele é!... eu não consigo nem aqui nem em quase parte nenhuma... queria conseguir mas é mais forte do que eu e esta minha tremenda incapacidade deixa-me desolada.

Quem diria... 9 anos a gerir expetativas!... como tento mas, estou longe de conseguir... as expetativas que crio são em função do que aceito e já constatei que aceito pouco, logo giro mal as expetativas, continuo a tentar não sou de desistir fácil...

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Viagem 51: Dia da Mãe - parte IV



Quatro dias de comemorações e o saldo é bastante positivo, senão veja-se:

- 1 postal com dedicatória escrita pelo Francisco
- 1 anel com uma margarida
- 1 caixa para guardar o anel
- 1 ramo de tulipas
- 1 orquidea (da qual só se vê o pé porque é muito alta)
- 1 saco personalizado para guardar sacos
- 1 caixa deliciosa com uma dedicatória fotografada que atesta que eu sou a melhor mãe do mundo!
- 1 girassol exposto na escola
- 1 sessão vivafit
- 1 sessão just dance - WII
- mimos, muitos mimos...

Para o ano renova-se a comemoração!

domingo, 6 de maio de 2012

Viagem 50: Dia da Mãe - parte III

Hoje sim, é o dia oficial da mãe. É bom dar boleia a isso.

A mãe é linda quando dá total liberdade de escolha sobre o comando.
A mãe é feia quando acaba com a brincadeira lembrando que chegou a hora de deitar.
A mãe é o máximo quando faz lasanha, canja, bolonhesa, pizzas e afins.
A mãe é o minimo quando cozinha ervilhas, favas ou feijões.
A mãe é simpática quando permite que se esqueça do trabalho de casa.
A mãe é chata quando se centra na escrita criativa.
A mãe é fenomenal quando dá total liberdade para jogar playstation.
A mãe é uma bruxa quando lembra que o tempo da playstation terminou.
A mãe é uma super heroina quando acaba com o encarnado das feridas, encarnado esse que muias pessoas chamam sangue.
A mãe é uma mariquinhas quando vê cães de todos os tamanhos e feitios na rua.
A mãe é mágica quando entra num quarto onde é impossivel pisar o chão.
A mãe é ótima à baliza da equipa contrária.
A mãe é péssima a marcar golos.

A mãe é uma pessoa raramente compreendida que torce sempre das bancadas pelos seus filhos nos jogos da vida...

P.S.: com muita pena minha mas já expectável, não houve pequeno almoço na cama.

sábado, 5 de maio de 2012

Viagem 49: Dia da Mãe - parte II

Sábado foi um dia cheio de comemorações relacionadas com o dia da mãe!

Logo de manhã a natação foi totalmente dedicada às mães: chapinhanço com fartura!!

Os miudos escolheram o almoço e foi um almoço super especial de mãe e filhos, o manjar dos deuses servido no Mac'Donalds. O Francisco foi 5 estrelas durante todo o dia. À noite o benfica ganhou e vimos o futebol no nosso local de eleição com direito a jantar.

Para amanhã está prometido pequeno-almoço na cama, vou esperar para ver...

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Viagem 48: Dia da Mãe - parte I

Está oficialmente aberto o fim de semana de comemorações do dia da mãe. E eu, deliciada que estou, resolvi dar boleia a isso!

O inicio oficial aconteceu na escola do Francisco: dança com o VivaFit para as mães, lanche e mimos!

A partir de hoje é oficial: a minha flor favorita é o girassol! Até hoje a minha flor favorita era tulipa mas, para o Francisco eu tenho perfil de pessoa que prefere girassois e por isso todas as suas prendas que andaram à volta de flores são girassois ou aproximações disso mesmo, assim sendo mudei de preferência. Agora, a partir de hoje, a minha flor favorita é o girassol, está mudado.

Veremos o que nos reserva, sábado, domingo e segunda altura em que serão oficialmente encerradas as comemorações por este ano...

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Viagem 47: Letras às Cambalhotas

Hoje, feriado nacional pelo menos enquanto a troika assim o permitir, foram as letras às cambalhotas que apanharam boleia.

A escrita criativa é um verdadeiro tormento aqui em casa mas, não é possivel fugir dela: instalou-se e só irá piorar por isso, foi preciso falzer alguma coisa. Já diz o ditado: se não os podes vencer, junta-te a eles. Foi o que fizemos!

Andámos uns dias a cozinhar a ideia e hoje oficialmente demos espaço às letras para andarem às cambalhotas...

A escrita criativa é um suplicio porque as letras insistem em andarem às cambalhotas dentro da cabeça.

As letras andam às cambalhotas e insistem em não se organizarem em palavras, e as palavras em frases e as frases em textos próprios de um sentir de 8 anos.

As palavras não conseguem passar daqui para aqui, diz o Francisco apontando para a sua cabeça e depois para o papel.

A partir de hoje isso vai mudar!

A partir de hoje as letras às cambalhotas, ganharam uma morada: http://letrasascambalhotas.blogspot.pt.

Conto com as visitas e comentários de todos, urge acabar com o suplicio que é a escrita criativa.

Desafio-vos a darem boleia a esta ideia!