terça-feira, 11 de setembro de 2012

Viagem 66: Momentos

É de momentos destes que se faz o relax. Este especificamente é em Odeceixe.

Hoje apeteceu-me dar boleia a isto!!

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Viagem 65: O nosso compromisso

«Nós, distintas coordenadoras, únicas e especiais:
  • prometemos rir muito, ser giras e sempre bem-dispostas;
  • prometemos ser maquinistas do comboio;
  • prometemos recolher documentação atempadamente e manter a informação dos participantes atualizada;
  • prometemos adquirir novos conhecimentos tecnológicos;
  • prometemos garantir que a água do balde é mudada para cada sala;
  • prometemos ter sempre lápis afiados, canetas que escrevem, colas e tesouras;
  • prometemos ser relógio de repetição sempre que necessário;
  • prometemos tratar todos os elementos da nossa equipa pelo primeiro nome e não comer ninguém até ao final do ano;
  • prometemos não fugir para o Hawai;
  • prometemos que em julho serão tão únicos e especiais como nós!!!»
 
Hoje foi assim, o compromisso do grupo das cinco magnificas que aceitaram o desafio de tornar este ano letivo 2012/2013 memorável.
 
Foi um agosto no minimo tramado, que o digam os meus miudos que não tiveram direito a férias mas, hoje depois de três dias de intenso e proficuo trabalho acho que valeu muito a pena! (espero que os miudos consigam compreender isso mesmo...)

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Viagem 64: Este dia 22

Faz hoje exatamente 9 anos que descobri a sensação que é não mais estar sozinha.
 
Sete meses e oito dias depois, nascias tu, o meu maior desafio!
 
Dei boleia a esta sensação durante todo o dia...

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Viagem 63: O verbo pimpar no 5 para a meia noite

Acabei de ver o 5 PARA A MEIA NOITE e não resisti a dar-lhe boleia. Não faltará quem me há-de chamar de puritana mas, é mais forte que eu, não consigo resistir.

Gosto de ver o programa desde a sua primeira edição. Muitas vezes é dificil porque nunca se sabe a que horas começa. Para mim a primeira série foi a melhor, nem percebo porque é que chegou ao fim. Como não percebo porque é que apareceu uma segunda, uma terceira, uma quarta, uma quinta  e agora uma sexta série, todas elas espaçadas sem nexo aparente. O horário é confuso e desde que passou para o primeiro canal tem sido sempre a cair, hoje acho que foi o máximo do declinio, e já tinha achado que o fundo tinha sido tocado na sexta feira em que o Nilton trocou com a Oceana Basilio, enganei-me.

Gostava de perceber porque é que se acha que dizer palavrões na televisão é ser-se descomplexado em termos sexuais. Estive uma boa parte do tempo a tentar perceber porque é que a convidada Raquel Bulha teve tanta necessidade de deixar claro que para ela o sexo não tem tabus, que é muito entendida e nada descomplexada, esquecendo-se que quando se quer ser entendido como credivel é preciso em primeira instância portar-se como tal.
Dr. Quintino, louvo-lhe o esforço de tentar cientificizar toda a conversa. Explique com urgência à Raquel (pode até ser já hoje, entre as 11.20h e as 18.40h terão imenso tempo!) que se quer ser levada a sério quando estiver a falar de sexo, não pode usar uma camisa transparente. Foi o Professor que me ensinou que um profissional não usa calças de ganga, nem camisas decotadas no exercicio da sua profissão, entre outras coisas.

Depois, pus-me a pensar: o que é que esta conversa toda tem a ver com o verbo da semana PIMPAR? O dicionário define pimpar como «fazer-se pimpão; ostentar, exibir-se. Levar vida farta e divertida». Não teve nada a ver. Mais baralhada fiquei quando o José Pedro Vasconcelos disse que levará ao seu sofá a Joana Vasconcelos e um rapaz empreendedor, tendo em conta o verbo da semana, diria que são dois exibicionistas tal como os que estiveram com o boinas.

Estou baralhada mas, depois desta boleia mais aliviada...

domingo, 19 de agosto de 2012

Viagem 62: 5 dias, 5 programas

Foram 5 dias de férias que voaram: todos diferentes mas todos iguais na intensidade.

Sábado:
Dia dedicado à ociosidade total e completa!

Domingo:
Dia dedicado ao convivio na esplanada!

2ª feira:
Dia dedicado à cultura - visitamos o palácio da Pena: fazer programas culturais com a petizada à quase uma aventura radical. Não é possivel mexer em nada e tudo parece que lhes vai parar às mãos. O palácio vale por si, as facilidades que tem estão pouquissimo exploradas. A visita termina no terraço com uma espécie de snack que pretende ser rápido e eficiente, não é nem uma coisa nem outra. Sem variedade, tem uma organização peculiar: uma pessoa aceita os pedidos e outra faz a conta e serve as bebidas quentes e frias, resumindo: um finge que trabalha e é perfeitamente dispensável, o outro faz tudo.

Quando vejo estas coisas lembro-me sempre dos Castelos de Heaver e Leeds em Inglaterra, perdidos no meio do nada mas, onde há de tudo, e quando digo tudo é mesmo tudo desde variedade de refeições quentes tradicionais até aos chás e scones variados, asseio e água quente na casa de banho.

3ª feira:
Dia dedicado inteiramente à praia!

4ª feira:
Dia dedicado ao Safari - fomos ao Badoca. Já há 2 anos que queria lá levar o Francisco. Choveu todo o caminho e eu estava a ver a nossa vida a andar para trás. Tivemos sorte: não choveu nem esteve muito calor. Foi um dia muitissimo bem passado. Almoçamos muito bem, o show das aves de rapina é muito bom, o safari propriamente dito foi em modo rápido, muito rápido mas, o guia tinha sentido de humor, privei de perto com uma avestruz.

A menina loura que tira a fotografia à entrada é antipática, mal encarada e deveria procurar outra ocupação. As casas de banho deixam tudo a desejar: pouco limpas, mal cheirosas, sem papel higiénico nem toalhetes para as mãos, enfim...

E assim, a boleia hoje é para 5 dias com 5 programas muito diferentes, que nos fizeram esquecer o facto de não termos saido de casa. Quase que nos apetece dizer que a formula é para repetir!

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Viagem 60: Mais um verão, mais uma cegada sobre o estacionamento

De há uns anos a esta parte criou-se um ritual aqui pelas redondezas: improvisar parques de estacionamento pagos ao dia em todo e qualquer descampado. Presumo eu que o objetivo seja disciplinar o trânsito para tornar esta zona mais aprazivel para os veraneantes e chamá-los cá, mesmo que para isso eles tenham que pagar €2,00 ou €2,50 conforme queiram ficar na Praia das Maçãs ou da Adraga, 12 horas, 1hora e 20 minutos ou 12 minutos. O preço ao dia é o que há.

Os cobradores destes parques dignissimos representantes da cultura saloia, exceção feita para a praia da Adraga que provavelmente em nome da internacionalização optou por um senhor de leste, são de uma diligência de fazer inveja a qualquer repartição do estado (a avaliação de desempenho destes elementos da função publica está muito acima do excelente, posso atestar isso): não raras vezes deixo a senhora do chapeu de palha, saia preta de fazenda e avental florido a falar sozinha no estacionamento do mercado da Praia das Maçãs porque segundo ela não posso estacionar ali sem pagar, quem vai à praça estaciona mais a cima onde não há lugar tal é o seu tamanho. A minha resposta é sempre a mesma, multe-me. Acho que ela engraçou comigo, nunca o fez.

Há quem diga, então mas vai à praça a pé. Eu até gostava mas a quantidade de cães a quem a porta de casa nestes belissimos prédios é aberta de manhã e fechada imediatamente para só se abrir noite dentro, é mais que muita. Sempre que saio tenho uma receção que sim senhor, desisto logo. Pronto, eu tenho medo de cães. Eu nem consigo ir despejar o lixo sem arrastar uma legião de fãs. São assim os animals lovers que vivem nos prédios brancos com janelas verdes da Praia das Maçãs. Sem sacos é dificil fugir deles, com sacos então não sei o que seria.

Mas, nesta coisa do estacionamento há uma coisa que me intriga, não saiu uma lei qualquer há uns anos que dizia que o preço do estacionamento teria que ocorrer em frações de 15 minutos? Terá essa lei uma exceção para estacionamentos de verão?

Ás vezes gosto de dar boleia a coisas que me intrigam...