segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Viagem 59: Olimpicos 2012

Terminaram ontem os jogos olimpicos em Londres. E que cerimónia de encerramento. Nem sei se gostei mais do abrir ou do fechar...

A nossa (e por nossa leia-se portuguesa) participação não foi tão cinzenta quanto se quis fazer parecer ao longo destes dias, o problema é sempre o mesmo: somos os maiores da nossa rua e depois atribui-se protagonismo demasiado a uns quantos que à moda de Cristiano Ronaldo chegam ao momento tal e... falham.

Antes de lá chegarmos já tinhamos três baixas de peso no atletismo e viramo-nos para o judo, aí é que ia ser até porque a nossa tradição em artes marciais vem desde D. Afonso Henriques.

Os nossos atletas na sua enorme maioria não têm condições para se didecarem às modalidades em regime de exclusividade, não têm apoios, não têm condições, não têm incentivos, têm isso sim, nestas alturas muito particulares uma enorme exposição como se tivessem andado sempre com eles ao colo. Aparecem em muitos lados vestidos a rigor pela Modalfa e pronto, parece que isso é quanto baste. Desafio quem quiser ser desafiado a dizer o nome de dez atletas que tenham feito parte da comitiva olimpica... mas sem ver na net. Ah pois é!

E depois há coisas, coisas que não percebo. Não percebo porque é que a Rosa Mota faz parte da comitiva olimpica. Não percebo porque que é que uma atleta esconde uma gravidez. Não percebo porque é que uma revista procura os exclusivo disso. Não percebo porque que é que um atleta no fim de uma prova e depois de um resultado pouco simpático diz para a televisão que se divertiu muito na prova que acabou de fazer. Não percebo porque é que os medalhados desistem de "correr" a prova dos 200m. Já percebo a dor de burro, eu também a sinto, é por isso que não corro.

Enfim, constato mais uma vez a nossa falta de atitude por contraponto com a atitude dos organizadores: a rainha que vem com James Bond de helicopetro, o Mr. Bean que toca na orquestra, a Mary Poppins que afasta todos os montros, o George Michael, o Freddy Mercury que passou por lá, as Spyce Girls com grande estilo, enfim... estiveram lá todos!(e se eles são muitos) E como se dizia no discurso de encerramento que se este evento tiver servido para fazer acreditar um povo e mobilizar uma geração já terá valido a pena.

Eu, dou boleia a isso!

Sem comentários:

Enviar um comentário