terça-feira, 13 de setembro de 2011

Viagem 24: 83

Hoje é dia 13 de Setembro, hoje foi dia de Jackpot no euromilhões, hoje o avô faria 83 anos. Hoje quero mas não quero apanhar boleia.

Hoje lembrei-me muitas vezes dos fados de Coimbra.
Hoje veio-me à memória a utilidade do pente no bolso das calças.
Hoje uma peça de fruta deu para dois.
Hoje pensei que o Alexandre às vezes é um espertalhão por tirar logo o maior.
Hoje pensei que não faria mal jogar umas moedas no casino.
Hoje pensei no meu sócio do euromilhões.
Hoje continuo a acreditar que aquela chave nos teria dado muitas alegrias.
Hoje lamentei nunca termos usado o nosso código secreto.
Hoje com o Francisco lembrei-me que um homem nunca se atrapalha.
Hoje constatei que a Maria Catarina não terá a sorte de ter o bisavô a cortar-lhe pela primeira vez o cabelo.
Hoje podia ter sido um bom dia para comemorar a vida!

Cá por casa falamos algumas vezes de si, o Francisco está mesmo convencido que é o avô quem daí de cima manda no tempo. Eu digo-lhe que não mas, se por acaso ele tiver razão e eu não, por favor ponha as estações do ano no sitio.

Até um dia destes...


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Viagem 23: Tontarias

Hoje, 9 meses e 1 dia depois de nascer a Maria Catarina viveu uma nova experiência: ficou doente e eu apanhei boleia até ao atendimento permanente.

Chegámos cedo e saímos tarde: a bexiga não colaborava, quando a bexiga decidiu colaborar a temperatura resolveu dificultar: resultado horas a fio no atendimento permanente, e quanta coisa se passa no atendimento permanente!

A minha tarefa não era árdua: 1ml de miltina de 5 em 5 minutos, controlo do saco de urina e controlo da temperatura mas, nunca sofri de tédio. Que falta me fez uma folha de papel e uma caneta!

Passei a tarde a ver crianças a fazerem dos adultos gato e sapato! É verdadeiramente impressionante observar as figuras de tolos que os adultos fazem...

A menina espirra e vai ao atendimento acompanhada por 1 mãe, 1 avó, 1 avô, 1 mala térmica com 1, 2, 3 lanches (todos para a menina), 1 penico, 1 muda de roupa interior para cada vez que vai à casa de banho e um sem número de brinquedos; na triagem traz indicação para se despir; vai ao médico, volta com indicação para análises à urina e aerossol.


Primeira etapa - tirar a roupa: 1 mãe implora para 1 filha tirar a camisola; 1 avó argumenta que muitos meninos estão sem roupa e por isso não é preciso ter vergonha, 1 avô tenta entrar na conversa e leva uma rabecada de 1 mãe que diz que é preciso ter calma com a menina.

Segunda etapa - análises: 1 mãe, 1 avó, 1 avô, 1 penico, todos numa casa de banho minima para conseguirem umas miseras pinguinhas de xixi.

Terceira etapa - aerossol: 1 mãe e 1 enfermeiro com 1 avó a espreitar; choro interminável como se o mundo fosse acabar já ali, naqueles instantes; 1 avó que leva água para acalmar a menina que está em sofrimento a fazer o aerossol; 1 avó que vem chamar 1 avô porque a menina quer é o avô; 1 mãe que desiste pelo menos 7 vezes de fazer o aerossol porque lhe parte o coração ver 1 filha naquele sofrimento...

Que falta me fez uma folha de papel e uma caneta!

Como esta vi pelo menos mais cinco histórias. Como esta vi pelo menos mais cinco familias a alimentarem o monstro da tirania que se passeava por entre os brinquedos, e não é uma metáfora: enquanto esperavam pela sua consulta qualquer destes 5 tiraninhos brincavam entusiasticamente.

É à boleia de observações como esta que me pergunto para onde caminhamos...

P.S.: Espero que a Estrelinha da Sorte da Matilde tenha estado atenta e ao serviço, ela precisava mesmo!

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Viagem 22: Uma estrelinha da sorte

De manhã, enquanto andava no trânsito apanhei boleia do trânsito em si.

Então não é que os peões estavam todos possuidos por atitudes suicidas, e para a loucura ser total: possuidos por atitudes suicidas nas passadeiras com semaforos vermelhos para os peões! Revelou-se dificil atravessar a Amadora sem deitar nenhum peão abaixo. Prova superada com sucesso! Peões no chão:0.

Avançando os vários niveis do caminho até ao destino final, ocorreu-me que neste mesmo dia 7 de Setembro se comemora mais uma efeméride: há exactamente 15 anos a minha estrelinha da sorte mostrou estar muito, muito atenta.

Foi ela que me protegeu e permitiu sair de um brutal acidente de viação com apenas uma singela nódoa negra no cotovelo esquerdo e sem carro. É bem verdade que não tive culpa nenhuma: eu estava completamente parada, com o carro desligado e ainda assim voei mais de 500m. Quantos em circunstâncias semelhantes não têm muito azar? Quantos em circunstâncias semelhantes não têm a sua estrela da sorte ocupada com outras coisas?

A minha estrelinha tem mostrado estar sempre ao serviço, e tem sido forçada a mostrar serviço muitas vezes.

É à boleia de efemérides como esta que digo: Obrigada estrelinha da sorte!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Viagem 21: Mais uma vez: Devaneios

Hoje apanhei boleia na esperança de arrumar a minha cabecita, ou pelo menos na esperança de fazê-la correr mais devagar.

Volta e meia fico assim: muito agitada, tenho tanto para dizer, tanto para fazer, tanto em que pensar e tantos mas tantos pensamentos que tudo aqui dentro  anda aos trambolhões, escrever ajuda a pô-los na linha.

No meio de tanto devaneio, no meio de tantas ideias desordenadas a assaltarem o papel reparei que comemorei no passado Domingo, 4 de Setembro,  6 meses de boleias por aqui e já com 20 viagens feitas.

Tantas coisas aconteceram...

A todos os que têm acompanhado este trajecto, a todos os que têm sido passageiros frequentes nesta viagem, a todos os que apanharam boleia durante estes 6 meses: MUITO OBRIGADA!

Escrever é muito organizador e não deixa de ser reconfortante verificar que pessoas apanharam boleia mais de 1000 vezes, nunca pensei que o que me vai na alma interessasse tanta gente...

É à boleia de devaneios como este que espero por aqui andar daqui a 6 meses!

domingo, 4 de setembro de 2011

Viagem 20: Fora do ninho

Hoje quem apanhou boleia foi o Francisco que sem hesitar saiu do ninho.


A temática recorrente do Verão foi dormidas fora com saco cama e sem mãe nem pai, mas a nuvem dos curto-circuitos vinha perturbando a concretização de tal desejo.


O tio Alexandre antes de voar até aos States resolveu com a tia Andreia satisfazerem tal vontade. E por isso a esta hora, lá está ele a viver o seu desejo... e que contente que ele está!

É costume o antes ser mais vivido que o durante mas ao ver a sua felicidade através do skype diria que está a viver o durante com a mesma intensidade com que viveu a última semana, e que excitação!

Tanta felicidade deixa-me de coração cheio e muito, muito orgulhosa porque apesar dos pesares foi ele quem "tratou" de tudo: ele manifestou a sua vontade, os tios aceitaram o repto; ele falou com o pai e deu a resposta aos tios; no dia combinado pôs a sua mochila às costas com tudo o que achava  essencial e fez o caminho sem nunca, por um instante só hesitar. 

É a primeira vez que ele dorme fora de casa sozinho por escolha própria, há 5 anos ele dormiu uma semana em casa da avó Graça porque eu estava em conversações com a salmonela e ele não opinou nada, há quase 4 anos ele dormiu uma noite em casa da avó Noémia por causa da substituição da tampa do pai e ele não foi tido nem achado. Nenhuma dessas vezes conta.

Apanho boleia de toda a sua felicidade e assisto de camarote à sua conquista!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Viagem 19: Tudo a postos...

Hoje é o dia...




Hoje é o dia em que começas a enfrentar o mundo sozinha.
Hoje é o dia em que passarás a chamar tua à minha escola.
Hoje é o dia e está tudo a postos...