terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Viagem 106: Resoluções para 2014

 
Declaro 2014 o ano do ESCRITÓRIO!
 
Ando para aí há... 10 anos para arrumar o escritório. Já o dito mudou de divisão e nem assim mas, deste ano não passa!
 
2014 será o ano do escritório.
 
(tenho outras tantas resoluções que, como acontece com a enorme maioria das pessoas, não passam de bondosas vontades mas, que nem chegam a ser implementadas na primeira semana de janeiro e por isso nem lhes vou dar boleia)
 

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Viagem 105: O mistério das cuecas azuis

Ano após ano a saga conhece novo episódio (pelo menos para mim): eu nunca sei se as cuecas azuis são para usar na noite da passagem de ano ou no dia de ano novo.

Ao fazer o balanço de cada ano, atribuo os males do ano ao timing do uso da cueca azul!      
 
Determinada a mudar o rumo das coisas, este ano decidi: cuecas azuis novas na noite e no dia de ano novo.
 
Macacos me mordam, se este ano a coisa não corre realmente bem!

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Viagem 104: Em modo NATAL

Hoje cumprimos a tradição e lá fomos visitar o Pai Natal a sua casa (convém esclarecer que para o Francisco o Pai Natal vive no ECI)


Se calhar é tontice da minha parte mas, não abdico disto e eles também já não. Para mim tem obrigatoriamente que cumprir dois requisitos: as barbas e a barriga têm que ser verdadeiras.
 
Gosto tanto deste dia! Vamos sem mais preocupações nem afazeres. Vamos visitar o Pai Natal, almoçar, (aproveitamos para cada um propôr o seu brinde) e apreciar a azáfama.
 
O Pai Natal deste ano é tão, mas tão simpático que podíamos lá ter ficado toda a tarde. Até eu acreditei...

domingo, 22 de dezembro de 2013

Viagem 103: E assim é Natal...




Gosto do Natal! Gosto mesmo.

Para mim o Natal é mesmo assim: de pijama!

Porque de pijama é mais autêntico, mais cúmplice, mais quentinho, mais nosso.






Viagem 102: Fora de formato

Na grande maioria das vezes eu sinto-me como alguma da bagagem de porão, bagagem à qual colam um autocolante amarelo que diz: fora de formato.
 
Contra a corrente dominante, e por isso fora de formato, eu acho que até sou a favor dos exames. Quando falo de exames, refiro-me a todos: aos dos professores e aos dos alunos.
 
E curiosamente é a atitude dos professores que me faz pensar assim. Que me faz acreditar que são precisos exames e muitos.
 
Tenho andado para aqui a pensar e acho que existem algumas profissões que precisam de fazer um exame para terem acesso à carreia. Mas, para os senhores professores não. Que heresia ousar sequer pensar que os senhores pudessem não ser bons para exercer a profissão, como se na profissão de professor não existissem Excelentes, Muito bons, Bons, Razoáveis, Maus e Péssimos profissionais. Se calhar não estão preparados para a dura realidade mas, cá vai: existem!
 
E depois é vê-los nas televisões com ações patéticas para nos desfocar do essencial. Ora queimam cópias de notas, ora pedem desculpa aos alunos porque dizem que eles não servem, ora pedem o dinheiro das propinas de volta, ora entregam diplomas, ora fazem serenatas. Sugiro o seguinte: canalizem tanta criatividade para promover as aprendizagens das vossas turmas.
 
Trabalhem, estudem, atualizem-se e não é só para os créditos é para obter conhecimento mesmo, essa coisa que não ocupa lugar mas que ajuda tanto! Tenham vergonha. Deveriam ser os primeiros a aplaudir a medida, é a hora de separar o trigo do joio.

domingo, 15 de dezembro de 2013

Viagem 101: Empate com sabor a vitória

Ao fim de três anos de insistência, o Francisco lá conseguiu e desde meados de setembro é jogador de futebol! Está na Escola de Futebol do Sporting Clube do Lourel.
 
E que contente que anda. Acho mesmo que a primeira vez que o vi realmente feliz foi no primeiro treino. Na manhã desse dia, pensei de mim para mim que não podia deixar em casa a máquina fotográfica mas, deixei; depois andei todo o dia a tentar justificar-me de mim para mim que se calhar seria demasiado ir de máquina fotográfica; ao estar na bancada rui-me por dentro por não a ter levado para captar tanta felicidade.
 
Ontem foi mais um dia de jogo. O Francisco marcou! Finalmente marcou o seu primeiro golo. Depois de uma série de jogos a perder e por muitos, empataram mas teve sabor a vitória!


quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Viagem 100: A festa dos 3 anos a partir dos bastidores

Esta conversa passou-se há umas semanas, a propósito do aniversário de ontem.
 
 
Ela: Mãe, mamã, vai haver festa?
 Eu: sim. E será festa de quem?
(risos marotos)
Ela: De eu.
Eu: Pois é. Será a tua festa de anos. Fazes 3 anos. UAU
Ela: E posso ter uma coroa? A Cristina faz uma coroa a mim? 
Eu: Eu acho que sim. Vais ter uma coroa que a Cristina vai fazer. 
Ela: E bolo? Posso ter um bolo? E os meninos a cantar os parabéns, e a apagar as velas? 
Eu: Claro! Que bolo é que gostavas?
Ela: Hum, pode ser cor de rosa?
Eu: Sim e com o quê? (nesta altura eu já imaginava se é cor de rosa será com uma de duas opções: Drª Brinquedos, Lãzinha, Tremeliques, Valentim, Heli e companhia; Princesa Sofia, James, Amber, Clover e tal) Insisto - Um bolo cor de rosa que vai ter mais o quê?
Ela: O Faísca, o Mickey e o Donald. Mas o Faísca mesmo!
 
O resultado final foi este:
 
Um sucesso, portanto!


quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Viagem 99: 3 Anos como as nuvens: ÚNICOS

São 3 anos de vida, de uma vida cheia de descobertas vincadas pelo mais intimo do teu ser.




Gosto tanto de te sentir minha. Ás vezes mesmo só minha.

És como as nuvens: ÚNICA...