domingo, 9 de dezembro de 2012

Viagem 82: 6 meses e 3 semanas

É uma e vinte e cinco, por isso a data já é nove mas, foi a oito que assisti a mais um feito, e por isso é imperativo dar-lhe boleia.
 
 
6 meses e três semanas sem curto-circuitos!
 
 
Foi aos 6 meses e três semanas de vivência da maternidade que senti pela primeira vez o susto dos curto-circuitos. A partir de agora é sempre lucro...
 
Quero continuar a dar boleia a esta contagem!
 

domingo, 18 de novembro de 2012

Viagem 81: a 17 foi mais 1

E com o passar do dia de ontem, dou boleia a mais um marco fenomenal: 6 meses sem curto-circuitos.
 
 
Devagar, devagarinho começo a acreditar que pode mesmo ser desta. Sem querer ser demasiado otimista, vou aproveitando o momento, e que boa é esta sensação!

sábado, 3 de novembro de 2012

Viagem 80: muito tempo depois, voltei lá...

A oportunidade surgiu e eu aproveitei-a, dei boleia a uma vontade antiga: regressei a Vairão!

Desde o Verão que os cheiros de Vairão me invadem os dias.

Tenho estado cá por cima e fui até lá. Tinha esperança que Vairão estivesse na mesma e até que tivesse sentido a minha falta. Noutro dia, o Alexandre disse-me que tinha chegado a um sitio com as indicações do coração, no meu caso o GPS deu uma extraordinária ajuda mas percebi que ía chegar pela entrada que eu sempre chamei de baixo, pode parecer uma coisa normal mas, no meu caso isso foi surpreendente, porque o meu sentido de orientação é menos que péssimo.
 
Vairão tem o mesmo cheiro, o mesmo parque de jogos, as mesmas ruas empedradas, estreitas e algumas sinuosas, as mesmas casas imponentes, outras casas novas, o mesmo aqueduto, o mesmo mosteiro com o mesmo portão imponente vermelho, o mesmo cemitério imaculadamente arranjado, a mesma calmaria nas ruas. Não consegui ver a mercearia de sempre, mais uma vez o meu sentido de falta de orientação falou mais alto. Mas Vairão não está na mesma...
 
Vairão seguiu o seu caminho e não sentiu nada a minha falta!

domingo, 28 de outubro de 2012

Viagem 79: Um nó no estomago

É uma e vinte e três da manhã e não consigo dormir, aproveitei para pôr trabalho em dia mas não foi fácil... serve-me de consolo o atraso da hora desta noite.
 
Não me sai da cabeça a imagem dos pais que hoje vi: ela para além de si, como se estivesse a participar num filme, não na sua vida; ele parado, estático agarrado a um pedaço de roupa rosa pálido como quem se agarra ao útimo fio de vida.
 
Não imagino o tamanho do nó no estomago de um pai e de uma mãe a despedirem-se de um filho para sempre, ainda menos quando um filho tem menos de cinco meses.
 
Já tive muitos nós no estomago, desatei todos eles mas não creio que tivesse forças para desatar um destes...

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Viagem 78: tanto!?!

Hoje vi a noticia sobre o corte do subsidio de desemprego para trezentos e setenta e sete euros e qualquer coisa cêntimos.
 
Eu nem sei o que é que as pessoas vão fazer com tanto dinheiro, provavelmente depois de pagarem todas as contas ficam doidas com tanto que lhes sobrará!
 
É preciso não ter qualquer espécie de vergonha nem de decência.
 
Não há quem ponha cobro a isto?

domingo, 21 de outubro de 2012

Viagem 77: Afinal o que é estudar?

Esta semana a temática do estudo tomou conta do nosso quotidiano e por isso hoje resolvi dar-lhe boleia.

No principio da semana o Francisco teve uma ficha de estudo do meio e parece que a coisa correu mal! Digo, parece porque ainda não temos o resultado.
 
Desde há muito que lhe digo que tem de estudar e ele responde-me que a professora não disse e que  ele estudará quando a professora disser para ele fazer isso; fico logo com vontade de subir pelas paredes: a era da supremacia da professora não há meio de acabar! A minha há muito que acabou e não mais voltará!
 
À pergunta, como é que se estuda, ele responde: então estuda-se, sei lá, a professora nunca disse como é que se estuda, diz só que é para estudar.
 
Provavelmente a professora até disse como é que se estuda. Provavelmente a professora não especificou o que é estudar. Não sei. Sei apenas que ele não faz a mais pálida ideia sobre o que é estudar e isso é que importa agora.
 
Pensei, pensei e fartei-me de pensar, eu não queria mais uma batalha, eu já tenho a batalha de comer na escola, de lavar os dentes, de comer fruta, de comer ervilhas, feijões e favas, de arrumar a roupa, da hora de deitar, enfim eu já tenho batalhas que cheguem.
 
Contudo, ignorar não era opção, por isso se é para entrar em mais uma batalha, paciência : vamos a isso!
 
Hoje de manhã, fui à batalha! E correu tão bem. Tinha como meta trabalharmos cerca de uma hora e ele aguentou 55 minutos, foi excelente!

Ele está finalmente a aprender a estudar...

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

sábado, 13 de outubro de 2012

Viagem 75: Parece que teremos visitas...

Hoje li e não pude deixar de dar boleia: parece que a Merkle quer vir a Portugal.

A mim só me ocorre uma expressão: deixe lá isso!

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Viagem 74: Ele há cada coisa...

No dia a dia dou comigo a dar boleia a coisas quase non sense, por exemplo: não percebo porque é que as pessoas insistem em dizer a IC19 e o CAF.

Sendo que IC quer dizer itinerário complementar, não faz sentido dizer a itinerário. Do mesmo modo, CAF (neste contexto especifico) significa componente de apoio à familia, e não é que há professores que não se cansam de dizer e escrever o componente de apoio à familia.
 
Desfaz-se a lingua a torto e a direito! Ele há cada coisa...

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Viagem 73: (...)

Depois de cerca de dez horas e meia de trabalho seguidinhas não resisti e dei boleia ao chocolate milka com oreo.
 
Foram só cinco quadradinhos, souberam-me pela vida, estava mesmo a precisar...

domingo, 30 de setembro de 2012

Viagem 72: E assim foi setembro

Setembro foi o mês das férias.
Setembro foi o mês em que se arrumaram os baldes, as pás e as toalhas da praia.
Setembro foi o mês em que voltei a sentir o cheiro do campismo.
Setembro foi o mês em que a Maria Catarina se estreou em casamentos.
Setembro foi o mês de regresso à escola, de retorno ao despertador a tocar às 6.30h e do estacionamento de mochilas à porta de casa.
Setembro foi o mês de regresso às filas de trânsito.
Setembro foi o mês em que voltei aos TPC's.
Setembro foi o mês que me afundei em fichas laranjas e azuis.
Setembro foi o mês em que aderi ao verniz de gelinho.
Setembro foi o mês da chegada do outono.
Setembro foi o mês de regresso às caminhadas.

Setembro foi um mês intenso, com semanas que pareceram meses...

A boleia de hoje é para setembro, na esperança de um outubro mais tranquilo!

sábado, 29 de setembro de 2012

Viagem 71: Rendam-se

"Gaspar, tudo se arranja, vê lá se a gorda quer uma canja", não fui eu que inventei mas merece uma boleia.
 
Numa manhã destas, O Ricardo Araújo Pereira na sua rubrica Mixórdia de Temáticas da rádio Comercial dava este mote.
 
Eu até tenho pena do Gaspar! Acredito piamente que já está mais do que arrependido por ter abraçado este desafio.
 
Depois de ver as noticias hoje com mais uma manifestação sindical na rua, com um intelectulaloide português a viver em Londres visivelmente irritado por ter sido contrariado, qual criancinha birrenta e de rever um ministro a contar a história da cigarra e da formiga, confirmo que estamos entregues aos bichos! Bichos mais parecidos com cigarras do que formigas...
 
Também eu me rendo! Quem nos governa não dá conta do recado, está visto, mas não há alternativa. Olhar para os politicos portugueses dá vontade de chorar tal é a mediocridade.
 
As propostas que nos chegam ou são cortar ou são demagogia.
 
Penso que é preciso falar claro: foram os politicos que contrariam a divida em nome do país, eu pela minha parte contraí uma divida ao BCP que pago escropulosamente todos os dias 15 mais nada, ainda não percebi que o esforço que me obrigam a fazer tenha contribuido para abater a essa divida que contraí.
 
Estes politicozinhos que adoram falar no plural quando se referem ao esforço que temos que fazer, deviam ter vergonha, assumir a sua incompetência e sair. Assumam o vosso fracasso, não vale a pena estregarem mais!
 
Já se renderam lá fora, rendam-se cá dentro antes de fecharem a porta!
 

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Viagem 70: Francisquices

Ultimamente o Francisco tem tido tiradas de mestre, dou boleia também a esta.
 
Estamos todos sentados à mesa a almoçar e diz o pai:
 
- Francisco, agora que mudaste de pista na natação espero que saibas que agora é mesmo a sério. Tens mesmo que fazer tudo bem feito e como o professor disser. O nível seguinte é o dos adultos. Isto agora já não é a brincar, para brincar é na piscina da Maria Catarina. Tu agora és um pré-adolescente.
 
- pré-adolescente?!?
 
- sim, quando passares a adolescente, nós avisamos. Mas o importante desta conversa é que deves fazer os exercicios tal como o professor mandar. (meto eu a colher)
 
- Tu não queres ir aos jogos olimpicos? Para isso tens que treinar muito e bem. (insiste o pai)
 
- Olha, mas há uma coisa que se calhar vocês não perceberam, eu não sou assim lá muito bom na natação. Posso ir aos jogos olimpicos em bolling?

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Viagem 69: Treinar para ser forte

Esta conversa foi irresistivel e por isso dificil de não partilhar!

Desde 4ªfeira que o Francisco anda entusiasmado com ideia de poder prestar provas para a acrobatica.
 
Segundo ele, o professor terá dito que era preciso cumprir pelo menos duas de três carateristicas: ser forte, ter flexibilidade e ser bem comportado.
 
O Francisco definiu logo à partida que flexivel não era, assim todas as fichas foram apostadas em ser forte e bem comportado.
 
Hoje de manhã cedo, antes de sair de casa:
- Francisco, veste o casaco e vamos embora.
- Não é preciso.
- Estás de manga curta e está frio agora de manhã, veste o casaco.
- Mas eu tenho que treinar ser forte, não levo casaco.
(silêncio)
 
É à boleia de saidas como esta que eu me rio muito para dentro!

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Viagem 68: Agora é que eu percebi

Finalmente percebi os efeitos benéficos da redução da TSU para as empresas: então não é que vamos pagar menos pelos selos!
 
Segundo o Dr. Coelho, a redução da TSU pode e deve ser refletida no preço final e um exemplo prático e concreto é a empresa CTT que poderá baixar os preços que pratica.
 
Muito obrigada Dr. Coelho, em nome de todos aqueles que como eu comem selos, vestem selos, se deslocam em selos, educam os filhos a selos, recorrem a selos quando estão doentes, usam os selos como opção cultural, enfim não vivem sem selos!
 
É à boleia de coisas como esta que penso: selos ao poder!!!

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Viagem 67: Coelho à Toca

Estou de férias e por isso não resisto a dar boleia a um jogo muito popular entre a miudagem, pelo menos entre a miudagem que eu conheço: o coelho à toca.
 
e salta coelho! e salta coelho!
 
Não deixa de ser curioso que se façam conferências de imprensa em dia de jogos da seleção e em horários estratégicos.
 
e salta coelho! e salta coelho!
 
De entre tantas reações, de entre tantos comentários, há uma coisa que me deixa perplexa. E não, não é a possibilidade da inconstitucionalidade das medidas, não é o facto de ser mais austeridade em cima de austeridade, não é o facto de ver todos ou quase todos os laranjas a apoiarem as medidas ao mesmo tempo que todos os rosas as condenam (já a farejarem o poder), não é o facto dos bloquistas e dos comunistas dizerem que é preciso derrotar estas politicas (as suas cassetes são as mesmas desde o inicio das suas existências), não é o silêncio do Portas em cima da sua pretensa postura de estado, como se para se ter postura de estado se tenha que usar lenço à lapela e falar com os braços como o Professor José Hermano Saraiva. O que me deixa perplexa é que o Dr. Coelho ganhou as eleições porque se propôs fazer o oposto e ninguém insiste nisso.
 
e salta coelho! e salta coelho!

Aos comentadores bastaria dizer: este senhor está a fazer o oposto do que se comprometeu e isso é absolutamente condenável. Ponto. E depois é insistir nesta tecla até à exaustão.

e salta coelho! e salta coelho!
 
Claro que é sempre possível argumentar que tudo isto estava muito pior do que se supunha, claro que é sempre possivel dizer que a culpa é dos maus da troica (não percebo porque é que se escreve troica com k, é bem certo que com o novo acordo ortográfico o k passa a fazer parte do nosso abecedário mas, ainda assim não percebo), claro que é sempre possivel culpar a conjuntura e a crise da zona euro. E porventura tudo isso está correto mas, ainda assim o Dr. Coelho prometeu que eu bem ouvi, não era fazer diferente, era o oposto.
 
e salta coelho! e salta coelho!
 
O Dr. Coelho ganhou as eleições porque se comprometeu a mudar o rumo das medidas.
 
e salta coelho! e salta coelho!
 
Recordo-me de ver na televisão uma dessas reportagens quase patéticas sobre o outro lado dos candidatos em que o seu pai lhe terá dito: «vê lá, não envergonhes a tua mãe».

e salta coelho! e salta coelho!

Dr. Coelho, o senhor ganhou as eleições porque se comprometeu a mudar o rumo dos acontecimentos.
 
e salta coelho! e salta coelho!
 
No Japão onde a palavra é a expressão maior da honra, os ministros suicidam-se, aqui neste retângulo tão fofinho os chamados ministros, fazem conferências a puxar ao sentimento e os comentadores dizem coisas.
 
e salta coelho! e salta coelho!
 
É à boleia de reflexões como esta que até tenho medo de gritar: COELHO À TOCA!

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Viagem 66: Momentos

É de momentos destes que se faz o relax. Este especificamente é em Odeceixe.

Hoje apeteceu-me dar boleia a isto!!

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Viagem 65: O nosso compromisso

«Nós, distintas coordenadoras, únicas e especiais:
  • prometemos rir muito, ser giras e sempre bem-dispostas;
  • prometemos ser maquinistas do comboio;
  • prometemos recolher documentação atempadamente e manter a informação dos participantes atualizada;
  • prometemos adquirir novos conhecimentos tecnológicos;
  • prometemos garantir que a água do balde é mudada para cada sala;
  • prometemos ter sempre lápis afiados, canetas que escrevem, colas e tesouras;
  • prometemos ser relógio de repetição sempre que necessário;
  • prometemos tratar todos os elementos da nossa equipa pelo primeiro nome e não comer ninguém até ao final do ano;
  • prometemos não fugir para o Hawai;
  • prometemos que em julho serão tão únicos e especiais como nós!!!»
 
Hoje foi assim, o compromisso do grupo das cinco magnificas que aceitaram o desafio de tornar este ano letivo 2012/2013 memorável.
 
Foi um agosto no minimo tramado, que o digam os meus miudos que não tiveram direito a férias mas, hoje depois de três dias de intenso e proficuo trabalho acho que valeu muito a pena! (espero que os miudos consigam compreender isso mesmo...)

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Viagem 64: Este dia 22

Faz hoje exatamente 9 anos que descobri a sensação que é não mais estar sozinha.
 
Sete meses e oito dias depois, nascias tu, o meu maior desafio!
 
Dei boleia a esta sensação durante todo o dia...

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Viagem 63: O verbo pimpar no 5 para a meia noite

Acabei de ver o 5 PARA A MEIA NOITE e não resisti a dar-lhe boleia. Não faltará quem me há-de chamar de puritana mas, é mais forte que eu, não consigo resistir.

Gosto de ver o programa desde a sua primeira edição. Muitas vezes é dificil porque nunca se sabe a que horas começa. Para mim a primeira série foi a melhor, nem percebo porque é que chegou ao fim. Como não percebo porque é que apareceu uma segunda, uma terceira, uma quarta, uma quinta  e agora uma sexta série, todas elas espaçadas sem nexo aparente. O horário é confuso e desde que passou para o primeiro canal tem sido sempre a cair, hoje acho que foi o máximo do declinio, e já tinha achado que o fundo tinha sido tocado na sexta feira em que o Nilton trocou com a Oceana Basilio, enganei-me.

Gostava de perceber porque é que se acha que dizer palavrões na televisão é ser-se descomplexado em termos sexuais. Estive uma boa parte do tempo a tentar perceber porque é que a convidada Raquel Bulha teve tanta necessidade de deixar claro que para ela o sexo não tem tabus, que é muito entendida e nada descomplexada, esquecendo-se que quando se quer ser entendido como credivel é preciso em primeira instância portar-se como tal.
Dr. Quintino, louvo-lhe o esforço de tentar cientificizar toda a conversa. Explique com urgência à Raquel (pode até ser já hoje, entre as 11.20h e as 18.40h terão imenso tempo!) que se quer ser levada a sério quando estiver a falar de sexo, não pode usar uma camisa transparente. Foi o Professor que me ensinou que um profissional não usa calças de ganga, nem camisas decotadas no exercicio da sua profissão, entre outras coisas.

Depois, pus-me a pensar: o que é que esta conversa toda tem a ver com o verbo da semana PIMPAR? O dicionário define pimpar como «fazer-se pimpão; ostentar, exibir-se. Levar vida farta e divertida». Não teve nada a ver. Mais baralhada fiquei quando o José Pedro Vasconcelos disse que levará ao seu sofá a Joana Vasconcelos e um rapaz empreendedor, tendo em conta o verbo da semana, diria que são dois exibicionistas tal como os que estiveram com o boinas.

Estou baralhada mas, depois desta boleia mais aliviada...

domingo, 19 de agosto de 2012

Viagem 62: 5 dias, 5 programas

Foram 5 dias de férias que voaram: todos diferentes mas todos iguais na intensidade.

Sábado:
Dia dedicado à ociosidade total e completa!

Domingo:
Dia dedicado ao convivio na esplanada!

2ª feira:
Dia dedicado à cultura - visitamos o palácio da Pena: fazer programas culturais com a petizada à quase uma aventura radical. Não é possivel mexer em nada e tudo parece que lhes vai parar às mãos. O palácio vale por si, as facilidades que tem estão pouquissimo exploradas. A visita termina no terraço com uma espécie de snack que pretende ser rápido e eficiente, não é nem uma coisa nem outra. Sem variedade, tem uma organização peculiar: uma pessoa aceita os pedidos e outra faz a conta e serve as bebidas quentes e frias, resumindo: um finge que trabalha e é perfeitamente dispensável, o outro faz tudo.

Quando vejo estas coisas lembro-me sempre dos Castelos de Heaver e Leeds em Inglaterra, perdidos no meio do nada mas, onde há de tudo, e quando digo tudo é mesmo tudo desde variedade de refeições quentes tradicionais até aos chás e scones variados, asseio e água quente na casa de banho.

3ª feira:
Dia dedicado inteiramente à praia!

4ª feira:
Dia dedicado ao Safari - fomos ao Badoca. Já há 2 anos que queria lá levar o Francisco. Choveu todo o caminho e eu estava a ver a nossa vida a andar para trás. Tivemos sorte: não choveu nem esteve muito calor. Foi um dia muitissimo bem passado. Almoçamos muito bem, o show das aves de rapina é muito bom, o safari propriamente dito foi em modo rápido, muito rápido mas, o guia tinha sentido de humor, privei de perto com uma avestruz.

A menina loura que tira a fotografia à entrada é antipática, mal encarada e deveria procurar outra ocupação. As casas de banho deixam tudo a desejar: pouco limpas, mal cheirosas, sem papel higiénico nem toalhetes para as mãos, enfim...

E assim, a boleia hoje é para 5 dias com 5 programas muito diferentes, que nos fizeram esquecer o facto de não termos saido de casa. Quase que nos apetece dizer que a formula é para repetir!

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Viagem 60: Mais um verão, mais uma cegada sobre o estacionamento

De há uns anos a esta parte criou-se um ritual aqui pelas redondezas: improvisar parques de estacionamento pagos ao dia em todo e qualquer descampado. Presumo eu que o objetivo seja disciplinar o trânsito para tornar esta zona mais aprazivel para os veraneantes e chamá-los cá, mesmo que para isso eles tenham que pagar €2,00 ou €2,50 conforme queiram ficar na Praia das Maçãs ou da Adraga, 12 horas, 1hora e 20 minutos ou 12 minutos. O preço ao dia é o que há.

Os cobradores destes parques dignissimos representantes da cultura saloia, exceção feita para a praia da Adraga que provavelmente em nome da internacionalização optou por um senhor de leste, são de uma diligência de fazer inveja a qualquer repartição do estado (a avaliação de desempenho destes elementos da função publica está muito acima do excelente, posso atestar isso): não raras vezes deixo a senhora do chapeu de palha, saia preta de fazenda e avental florido a falar sozinha no estacionamento do mercado da Praia das Maçãs porque segundo ela não posso estacionar ali sem pagar, quem vai à praça estaciona mais a cima onde não há lugar tal é o seu tamanho. A minha resposta é sempre a mesma, multe-me. Acho que ela engraçou comigo, nunca o fez.

Há quem diga, então mas vai à praça a pé. Eu até gostava mas a quantidade de cães a quem a porta de casa nestes belissimos prédios é aberta de manhã e fechada imediatamente para só se abrir noite dentro, é mais que muita. Sempre que saio tenho uma receção que sim senhor, desisto logo. Pronto, eu tenho medo de cães. Eu nem consigo ir despejar o lixo sem arrastar uma legião de fãs. São assim os animals lovers que vivem nos prédios brancos com janelas verdes da Praia das Maçãs. Sem sacos é dificil fugir deles, com sacos então não sei o que seria.

Mas, nesta coisa do estacionamento há uma coisa que me intriga, não saiu uma lei qualquer há uns anos que dizia que o preço do estacionamento teria que ocorrer em frações de 15 minutos? Terá essa lei uma exceção para estacionamentos de verão?

Ás vezes gosto de dar boleia a coisas que me intrigam...

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Viagem 59: Olimpicos 2012

Terminaram ontem os jogos olimpicos em Londres. E que cerimónia de encerramento. Nem sei se gostei mais do abrir ou do fechar...

A nossa (e por nossa leia-se portuguesa) participação não foi tão cinzenta quanto se quis fazer parecer ao longo destes dias, o problema é sempre o mesmo: somos os maiores da nossa rua e depois atribui-se protagonismo demasiado a uns quantos que à moda de Cristiano Ronaldo chegam ao momento tal e... falham.

Antes de lá chegarmos já tinhamos três baixas de peso no atletismo e viramo-nos para o judo, aí é que ia ser até porque a nossa tradição em artes marciais vem desde D. Afonso Henriques.

Os nossos atletas na sua enorme maioria não têm condições para se didecarem às modalidades em regime de exclusividade, não têm apoios, não têm condições, não têm incentivos, têm isso sim, nestas alturas muito particulares uma enorme exposição como se tivessem andado sempre com eles ao colo. Aparecem em muitos lados vestidos a rigor pela Modalfa e pronto, parece que isso é quanto baste. Desafio quem quiser ser desafiado a dizer o nome de dez atletas que tenham feito parte da comitiva olimpica... mas sem ver na net. Ah pois é!

E depois há coisas, coisas que não percebo. Não percebo porque é que a Rosa Mota faz parte da comitiva olimpica. Não percebo porque que é que uma atleta esconde uma gravidez. Não percebo porque é que uma revista procura os exclusivo disso. Não percebo porque que é que um atleta no fim de uma prova e depois de um resultado pouco simpático diz para a televisão que se divertiu muito na prova que acabou de fazer. Não percebo porque é que os medalhados desistem de "correr" a prova dos 200m. Já percebo a dor de burro, eu também a sinto, é por isso que não corro.

Enfim, constato mais uma vez a nossa falta de atitude por contraponto com a atitude dos organizadores: a rainha que vem com James Bond de helicopetro, o Mr. Bean que toca na orquestra, a Mary Poppins que afasta todos os montros, o George Michael, o Freddy Mercury que passou por lá, as Spyce Girls com grande estilo, enfim... estiveram lá todos!(e se eles são muitos) E como se dizia no discurso de encerramento que se este evento tiver servido para fazer acreditar um povo e mobilizar uma geração já terá valido a pena.

Eu, dou boleia a isso!

sábado, 11 de agosto de 2012

Viagem 58: Em modo de férias

A partir de hoje e até quarta feira estarei em modo de FÉRIAS!

Momentos como o de esta manhã são rarissimos, por isso há que aproveitá-los ao máximo! Todos foram à praia e eu fiquei completamente home alone.

Esta manhã é para ser aprovetada ao máximo: televisão, sofá, livro, enfim, o que quiser sem interrupções de especie alguma.

Este será o meu melhor momento, vou dar boleia a isso...

domingo, 29 de julho de 2012

Viagem 57: Super Mães

Acho que as super mães merecem esta boleia!

No outro dia enquanto fazia o caminho do carro para casa carregadinha de coisas até ao tutano e mais uma filha ao pescoço pensava: eu sou uma super mãe... (a verdade é que nesse dia, precisava de alimentar o ego) depois olhei para o estendal da vizinha do prédio a cima e vi todas as mochilas, lancheiras, estojos lavados a secar, lembrei-me também que neste estendal especificamente a roupa está sempre impecavelmente estendida e obedecendo de modo rigido ao critério da cor e pensei: eu ainda não fui buscar o material à escola do Francisco! Pronto, sou só meia super mãe.


Não estendo a roupa por cores, não tenho as mochilas e afins prontas para o novo ano escolar no principio de julho, as gavetas deles são povoadas por roupa que já não lhes serve, nem sempre tenho sopa no frigorifico, não sou do tipo fazer bolos todas as semanas, nem sequer todos os meses mas, tenho outras coisas...

Nem de propósito nesse dia, vi na SIC uma reportagem que ainda não me saiu da cabeça. Inês, mãe de Leonor Mel, uma corajosa, aliás duas corajosas: Inês e Leonor. A força e a fraquesa das duas, a coragem e o arrojo de ambas, a solidão e o conforto da mãe fizeram com que as minhas lágrimas caissem sem controlo enquanto a história acontecia. Nem por um só dia as esqueci mais.

Viver com e para uma filha com uma doença rarissima tão incapacitante é... sem palavras.

É à boleia disto que penso: nem eu nem a vizinha de cima somos super, super mãe é a Inês! E que sorte tem a Leonor...

domingo, 22 de julho de 2012

Viagem 56: Um dia de domingo

Hoje a nossa praia nem parece a nossa praia e por isso apanharemos boleia todo o dia...

domingo, 10 de junho de 2012

Viagem 55: O Futebol volta a dominar

A boleia de hoje, que por acaso até devia ser a boleia de ontem, ou até mesmo de alguns dias atrás para que não possa ser acusada de dizer o que vou dizer por causa do resultado de ontem, é para o euro 2012.

Acabou o campeonato e  começou este circo, concordo inteiramente com o Manuel José.

O futebol movimenta milhões: de pessoas e de euros, ou dolares, ou outra moeda qualquer. Já tenho dito várias vezes que se politica movimentasse tanto as pessoas como o futebol, não estariamos onde estamos, tudo porque sempre que acontecesse algo centenas, para não dizer milhares estariam no aeroporto à espera da comitiva portuguesa, centenas, para não dizer milhares estariam à porta da assembleia ou de um qualquer ministério mostrando o seu apoio ou desagrado. Mas não, no caso da politica a culpa e a responsabilidade é sempre deles, essa entidade imaterial que nos controla sem controlo!

Voltando ao futebol:
Lá nos classificamos! A custo, como muitas vezes acontece: a contar as nossas e as outras espingardas, mudando de selecionador e continuando a mimar aquelas crianças de quase 1,80m. Descomprimimos porque depois da qualificação ficámos todos no mesmo patamar. Voltámos a ser os maiores (pelo menos os maiores da nossa rua!)

Lá fomos assistir ao sorteio dos grupos! Integramos um grupo da morte, logo tinha que nos calhar um grupo que poderia confirmar todo o nosso discurso de calimeros. Já deviamos estar habituados a tal, fazemos parte do grupo dos países do sul, aquele grupo gastador, perguiçoso, festivaleiro, que gasta mais do que pode e deve e que se permite ser o saco de pancada da senhora que vem da Alemanha comunista pronta a expurgar os seus traumas!

Lá fomos para estágio! E começa verdadeiramente o circo... 23 miudos em corpos de adultos chegam com todos os seus brinquedos: carros carissímos, malas de viagem de marcas reputadas, brincos de diamantes nas orelhas, fios, pulseiras e aneis (quais meninas prontas para o baile), roupas e sapatos de marcas de renome mundial mas que conjugadas lhes dão um aspeto mesmo azeitola, phones gigantescos no pescoço como último acessório de moda e toda a espécie de gadgets eletrónicos e informáticos. É um desfile patético e para o qual todos estamos a contribuir diretamente com audiências e com o nosso dinheiro!

Lá começa a invasão televisiva! Diretos por tudo e por nada. Programas sobre os supostos herois que adoram dizer qual cassete avariada que a vida não lhes foi fácil e que por isso têm os pés bem assentes na terra e estão conscientes da sua missão! Heróis,... heróis são o super homem, o homem aranha, ou o capitão américa que andam a lutar contra o mal disfarçados e que no resto do tempo têm uma vida normal sem que ninguém saiba o que fazem quando é preciso intervir.

Heróis, são todos aqueles que multiplicam ordenados e pensões praticamente invisiveis durante um mês e outro e outro...  

Heróis, são todos aqueles que estudam e estudam e continuam a estudar sem apoios, fama ou glória para produzir conhecimento que será posto ao serviço de todos e de cada um...

Heróis, somos todos nós aqueles que aguentamos tudo o que nos têm posto em cima e que ainda apoiamos estes meninos em nome de PORTUGAL...

Posto isto, não esperaría que passassemos a fase de grupos: esperaria que nos transcendessemos, esperaria recato, trabalho e concentração. Esperaria que comessem a relva, apesar de ninguém esperar nada de nós! Ao invés lá se mostram eles aos cuchichos, com ar enjoado enquanto andam de charrete, a recusar autografos e com asia porque alguém pôs o dedo na ferida.

É à boleia de tudo isto e muito mais que tenho visto todos por onze! Exijo ver onze por todos, mas acho que não terei sorte...

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Viagem 54: Às Voltas

Hoje a boleia é para coisas novas, situações às quais nunca estivemos expostos. Hoje a boleia é para a prova de aferição de lingua portuguesa do 2º Ano.

A esta hora precisamente estará o Francisco às voltas com as perguntas...

Daqui a pouco estará às voltas com a escrita criativa...

A esta hora estou eu aqui às voltas a pensar que voltas estará ele a dar e a torcer para que dê a volta por cima ...

Daqui a pouco estarei aqui às voltas a pensar na escrita criativa e a confiar que ele vai usar as estratégias que combinámos. A ver vamos...  

É à boleia destas coisas novas que hoje vou andar às voltas...

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Viagem 53: O milagre da multiplicação dos corações

Hoje a boleia é no minimo estranha... Como é possivel experimentar-se uma imensa felicidade e uma imensa angustia praticamente em simultaneo?

É oficial a Maria Catarina anda sozinha desde ontem, 16 de maio. Tanto que lhe disse que não tinha permissão para fazer estas coisas pela primeira vez e de modo consistente sem ser ao pé de mim mas não, a nossa história está feita de ousadias como esta da sua parte, começou logo com o dia escolhido para nascer: disse-lhe que só podia ser depois de 20 mas não, ela escolheu 11 e não foi do mês seguinte.

É com extrema felicidade que demoro minutos intermináveis a descer umas escadas que faria em metade do tempo porque ela insiste em fazê-lo sozinha. É com extrema felicidade que a vejo andar de um lado para o outro como que a treinar vezes e vezes sem conta. É com extrema felicidade que lhe mudo o pijama depois do jantar porque a miss insiste que só come sozinha.

Enfim, é com extrema felicidade que a vejo crescer...

É com uma angustia inexplicável que vejo o Francisco roxo, com a cabeça para trás. É com uma angustia inexplicável que o vejo com olhos de quem não vê e a babar-se incontrolavelmente.

É com uma angustia inexplicável que constato mais um curto-circuito.

É com uma angustia inexplicável que tenho que o amparar enquanto ele tenta titanicamente andar mas sem um pingo de forças para ter as pernas direitas...

É ou não é o milagre da multiplicação dos corações aquele que acontece sempre que conseguimos experimentar uma felicidade extrema pela conquista de um, ao mesmo tempo que experimentamos a mais inexplicável das angustias por outro?

Há boleias dificeis e esta é uma delas...

domingo, 13 de maio de 2012

Viagem 52: Gerir expetativas

Esta semana houve boleia a mais uma celebração: na quinta feira comemorou-se 9 anos de casamento.

Ontem lia o blogue do Miguel Esteves Cardoso (www.citador.pt acho delicioso!) sobre conselhos para um casamento feliz e não podia estar mais de acordo: não pode ser tão dificil e tão trabalhoso como dizem porque se assim for ninguém aguenta mais um esforço na sua vida. Não pode ser esta coisa que se diz de dar, de ceder, de prescindir porque se assim for ninguém aguenta ficar mais vazio todos os dias. Acho mesmo que não nada dificil, acho mesmo que flui muito naturalmente, só assim se mantém!

Depois de intensa reflexão a minha opinião é que o sucesso reside na aceitação do outro como ele é e na gestão de expetativas que se criam.

Quem diria... aceitar o outro como ele é!... eu não consigo nem aqui nem em quase parte nenhuma... queria conseguir mas é mais forte do que eu e esta minha tremenda incapacidade deixa-me desolada.

Quem diria... 9 anos a gerir expetativas!... como tento mas, estou longe de conseguir... as expetativas que crio são em função do que aceito e já constatei que aceito pouco, logo giro mal as expetativas, continuo a tentar não sou de desistir fácil...

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Viagem 51: Dia da Mãe - parte IV



Quatro dias de comemorações e o saldo é bastante positivo, senão veja-se:

- 1 postal com dedicatória escrita pelo Francisco
- 1 anel com uma margarida
- 1 caixa para guardar o anel
- 1 ramo de tulipas
- 1 orquidea (da qual só se vê o pé porque é muito alta)
- 1 saco personalizado para guardar sacos
- 1 caixa deliciosa com uma dedicatória fotografada que atesta que eu sou a melhor mãe do mundo!
- 1 girassol exposto na escola
- 1 sessão vivafit
- 1 sessão just dance - WII
- mimos, muitos mimos...

Para o ano renova-se a comemoração!

domingo, 6 de maio de 2012

Viagem 50: Dia da Mãe - parte III

Hoje sim, é o dia oficial da mãe. É bom dar boleia a isso.

A mãe é linda quando dá total liberdade de escolha sobre o comando.
A mãe é feia quando acaba com a brincadeira lembrando que chegou a hora de deitar.
A mãe é o máximo quando faz lasanha, canja, bolonhesa, pizzas e afins.
A mãe é o minimo quando cozinha ervilhas, favas ou feijões.
A mãe é simpática quando permite que se esqueça do trabalho de casa.
A mãe é chata quando se centra na escrita criativa.
A mãe é fenomenal quando dá total liberdade para jogar playstation.
A mãe é uma bruxa quando lembra que o tempo da playstation terminou.
A mãe é uma super heroina quando acaba com o encarnado das feridas, encarnado esse que muias pessoas chamam sangue.
A mãe é uma mariquinhas quando vê cães de todos os tamanhos e feitios na rua.
A mãe é mágica quando entra num quarto onde é impossivel pisar o chão.
A mãe é ótima à baliza da equipa contrária.
A mãe é péssima a marcar golos.

A mãe é uma pessoa raramente compreendida que torce sempre das bancadas pelos seus filhos nos jogos da vida...

P.S.: com muita pena minha mas já expectável, não houve pequeno almoço na cama.

sábado, 5 de maio de 2012

Viagem 49: Dia da Mãe - parte II

Sábado foi um dia cheio de comemorações relacionadas com o dia da mãe!

Logo de manhã a natação foi totalmente dedicada às mães: chapinhanço com fartura!!

Os miudos escolheram o almoço e foi um almoço super especial de mãe e filhos, o manjar dos deuses servido no Mac'Donalds. O Francisco foi 5 estrelas durante todo o dia. À noite o benfica ganhou e vimos o futebol no nosso local de eleição com direito a jantar.

Para amanhã está prometido pequeno-almoço na cama, vou esperar para ver...

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Viagem 48: Dia da Mãe - parte I

Está oficialmente aberto o fim de semana de comemorações do dia da mãe. E eu, deliciada que estou, resolvi dar boleia a isso!

O inicio oficial aconteceu na escola do Francisco: dança com o VivaFit para as mães, lanche e mimos!

A partir de hoje é oficial: a minha flor favorita é o girassol! Até hoje a minha flor favorita era tulipa mas, para o Francisco eu tenho perfil de pessoa que prefere girassois e por isso todas as suas prendas que andaram à volta de flores são girassois ou aproximações disso mesmo, assim sendo mudei de preferência. Agora, a partir de hoje, a minha flor favorita é o girassol, está mudado.

Veremos o que nos reserva, sábado, domingo e segunda altura em que serão oficialmente encerradas as comemorações por este ano...

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Viagem 47: Letras às Cambalhotas

Hoje, feriado nacional pelo menos enquanto a troika assim o permitir, foram as letras às cambalhotas que apanharam boleia.

A escrita criativa é um verdadeiro tormento aqui em casa mas, não é possivel fugir dela: instalou-se e só irá piorar por isso, foi preciso falzer alguma coisa. Já diz o ditado: se não os podes vencer, junta-te a eles. Foi o que fizemos!

Andámos uns dias a cozinhar a ideia e hoje oficialmente demos espaço às letras para andarem às cambalhotas...

A escrita criativa é um suplicio porque as letras insistem em andarem às cambalhotas dentro da cabeça.

As letras andam às cambalhotas e insistem em não se organizarem em palavras, e as palavras em frases e as frases em textos próprios de um sentir de 8 anos.

As palavras não conseguem passar daqui para aqui, diz o Francisco apontando para a sua cabeça e depois para o papel.

A partir de hoje isso vai mudar!

A partir de hoje as letras às cambalhotas, ganharam uma morada: http://letrasascambalhotas.blogspot.pt.

Conto com as visitas e comentários de todos, urge acabar com o suplicio que é a escrita criativa.

Desafio-vos a darem boleia a esta ideia!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Viagem 46: publicidade

Hoje, mesmo sem querer a publicidade apanhou boleia, logo de manhãzinha e acompanhou-me todo o dia, esta especificamente não me saiu da cabeça...

Por norma não gosto de publicidade, acho uma valente perda de tempo, só agradeço a sua existência quando é preciso mudar uma fralda ou matar a fome à capoeira enquanto estou a ver a minha televisão. Mas, no carro não tenho alternativa, ela apanha boleia todos os dias e a todas as horas, o cd do rádio do carro já funcionou, agora reformou-se, pelo que não há alternativa.

Então não é que a TVGuia vende faqueiros do melhor que há, daqueles dignos de levar o presidente a casa!

Na compra da faca de carne até oferecem a colher de sobremesa. Este tipo de venda deixa-me sempre baralhada: preciso de comprar 12 revistas para ter 12 facas de carne com oferta de 12 colheres de sobremesa? compro 1 revista e pago extra 12 facas de carne com oferta de 12 colheres de sobremesa? Ou será que o objetivo é fazer um faqueiro para apenas uma pessoa? Não se vá dar o caso do presidente vir cá jantar!

Mas quem diz faqueiros, diz também serviços de jantar, de copos e afins...

É a boleia de coisas como esta que não gosto nada, mas mesmo nada de publicidade!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Viagem 45: Educar hoje

Hoje ao final do dia dei boleia a uma boa conversa. Quem me conhece sabe que eu adoro falar. Quem me conhece sabe que eu falo pelos cotovelos, aliás se eu não fosse humano seria um papagaio. Quem me conhece sabe que eu não costumo desperdiçar desafios, e este foi irresistivel: falar sobre educação!

A plateia composta por pais de meninos e meninas de 3 e 4 anos foi literalmente apanhada de surpresa mas revelou-se fenomenal.

Gosto de falar sobre estes temas. Gosto de ler sobre estes temas. Gosto de descobrir coisas sobre estes temas. Gosto de aprender sobre estes temas e a verdade é que nestas conversas aprendo sempre muito.

Ao final do dia, na escola que hoje é do miudos e que ontem foi minha dei comigo a falar, a ouvir e a refletir sobre ser pai/mãe, ser filho e educar.

É muito mais dificil ser mãe do que ser filho.

Ser mãe é nunca perder de vista que a missão aceite no dia em que o filho nasce é para o mundo e não para satisfazer os caprichos individuais.

É muito mais dicifil ser mãe do que ser filho.

Ser mãe é não esquecer que os filhos têm direito ao não.

É muito mais dificil ser mãe do que ser filho.

Ser mãe é apostar na consistência diária, semanal, mensal, anual...

É muito mais dificil ser mãe do que ser filho.

Ser mãe é um desafio constante e permanente que nunca está ultrapassado.

É à boleia de finais de dia como este que me atrevo a dizer que este é mesmo o ano de pegar na tesoura e cortar as amarras e mudar de vida!

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Viagem 44: Um dia de domingo...

Domingo e festas de manhã são duas coisas que não combinam nada, e às quais parece ser impossivel dar boleia em simultaneo. Ninguém merece ter que se levantar ao som do despertador ao domingo principalmente para exercer a profissão de motorista de festas de anos, hoje todos cá em casa merecemos!

Foi preciso dar boleia ao Francisco, compromissos sociais assim o obrigaram. O destino foi o metro.

Foi preciso tirar o melhor partido da situação, e nós tirámos, como tirámos...

Apanhámos o metro com destino ao Chiado. Usufruir de Lisboa ao fim de semana é excecional. No Chiado andava-se lindamente. O dificil foi chegar lá.

Experimentem sair da estação Baixa/Chiado com um carrinho de bebé e depois voltamos a falar...

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Viagem 43: Qualidade de Vida

Estou finalmente a dar boleia à qualidade de vida! Acho que também já merecia...

Depois de praticamente 9 anos de trânsito em pára quase arranca e pára do IC19, agora é possivel em hora de ponta ser apanhado em excesso de velocidade. Ainda não fui apanhada mas podia, vir a 100Km/h às 8.40h a um dia de semana fora do mês de agosto no IC19 é um verdadeiro feito!

No final de 2010 passei a usar a A16, pagava portagens mas pelo menos vinha sempre em movimento. Acho que os senhores que pensam, não pensaram muito bem quando fizeram a A16 para descongestionar o trânsito, gastaram uma pipa de massa quando a solução para reduzir os carros não implicava qualquer investimento. Diga-se em abono da verdade que está ali uma estrada bonitinha, sim senhor!

Tenho para mim que se o preço do combustivel continuar a aumentar serei uma das poucas raridades de carro de manhã no IC19, obrigada senhores dos combustiveis, nunca pensei ser tão importante para vocês!

É à boleia de situações como esta que não sei se é melhor me indignar ou ficar contente, olha, vou só aproveitando enquanto dá...

Viagem 42: TPC

É oficial: a rotina voltou a apanhar boleia. Recomeçou a escola, recomeçou o toque do despertador às 6.30, recomeçou o estacionamento de lancheiras à porta de casa e voltaram os TPC's.

Sou cada vez mais anti-TPC.

ESCRITA CRIATIVA. O desafio de hoje foi esse. Depois de duas semanas em casa, o primeiro TPC depois das férias foi justamente escrever sobre elas.

Sou cada vez mais anti-TPC.

Demorámos hora e meia só para fazer o rascunho. Eu aprendi assim, primeiro fazemos o rascunho para corrigir, alterar, emendar e melhorar; depois, depois passamos na folha tudo bonitinho.

Sou cada vez mais anti-TPC.

Aqui só há um pequeno problema: ele é rapaz, essa coisa da estética não interessa nada, ele escreve a segurar a ponta solta do lápis porque afiar é trabalhoso. Ele apaga com os dedos como se fosse magia. Ele é rapaz!

Sou cada vez mais anti-TPC.

Bom, hora e meia depois do rascunho concluido, fizemos um intervalo para jantar. Findo o intervalo a tarefa foi passar a limpo, coisa para mais meia hora a brincar!

Sou cada vez mais anti-TPC.

Moral da história:
 - Estivemos desde que chegámos a casa até às 22 centrados na cena da escrita criativa. Eu sou criativa, e gosto de escrever, eu podia fazer o raio do trabalho mas não, tem que ser feito pela criança.
- Hoje, banho nem vê-lo.
- Hoje, a hota de deitar foi largamente ultrapassada.
- Hoje, parece que não saimos da escola e já não íamos lá hà duas semanas.

Sou cada vez mais anti-TPC.

Hoje, eu que já estava cansada fiquei exausta...

É à boleia de coisas assim que estou a pensar criar um movimento que acabe com os malfadados TPC's.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Viagem 41: Arte

Ontem dei boleia à descontração, não me lembrava da última vez que tinha ido ao cinema ver um filme de crescidos, estreou há uns dias a Dama de Ferro e por estas bandas é preciso desanuviar.


Aproveitámos a promoção My Zon Card: compramos um bilhete e temos direito a dois, e há coisas levadas da breca, então não é que só haviam lugares separados? Arriscámos... se há coisa em que somos bons é a arriscar e raramente nos saímos mal (também quando nos saímos é em grande!).

A prestação da atriz está suberba e o filme sendo simples e sem grande espetacularidade tem uma mensagem que mexe com quem vê e isso é ARTE.

Provocar borboletas no estômago, tocar cada um que vê é ARTE (ou então sou só eu que não saía para descontrair há muito tempo!).

Há pessoas fora de série e a Dama de Ferro (a original) é uma delas, precisavamos de alguém assim agora: neste tempo, nesta terra, nesta conjuntura.

É à boleia de coisas como esta que mantenho a minha crença em dias melhores e que torná-los realidade estás nas mãos de cada um.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Viagem 40: Isto estava a correr tão bem....

2011 acabou bem, convulsões nem vê-as.
2012 começou lindamente, convulsões nem vê-las.
Isto estava a correr tão bem...
Fevereiro não começou nada bem...
6 meses depois voltámos aos curto-circuitos!
Ele está cada vez maior e por isso fica cada vez mais dificil

Ontem o serão foi especialmente dificil!

Não mais boleias destas!!!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Viagem 39: O Estranho Caso da Casca de Banana

Eu: Francisco traz a casca da banana.
Francisco: a casca da banana?!?
Eu: Sim, a casca da banana que vieste a comer pelo caminho não vai ficar no carro, traz para pôr no lixo.
Francisco: Não sei dela.
Eu: Não sabes dela? É a casca de uma banana não é uma migalha.
Francisco: Não sei.
Eu (já irritada): Francisco, deitaste a casca pela janela?
Francisco: Posso dizer que não?
Eu: Se não a deitaste, podes.
Francisco: (silêncio) - Não.
Eu: Comeste-a?
Francisco: O quê?
Eu: Se ela desapareceu só pode ter acontecido uma de duas coisas: ou a deitaste fora pela janela ou a comeste. Se dizes que não deitaste pela janela, só podes tê-la comido.
Francisco: Ah... Sim, comi.
Eu: Toda?
Francisco: Todinha!

Palavras para quê, é o Francisco à boleia...