Mostrar mensagens com a etiqueta ELES. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta ELES. Mostrar todas as mensagens

domingo, 11 de dezembro de 2016

Viagem 181: Quando uma mão já não chega!

Andamos há uma semana a viver os últimos dias dos 5 anos (não sei quem mais se lembraria disso!), sábado teve mesmo direito a um brinde de despedidas dos 5 anos ao jantar.

Hoje recebemos os 6 anos com entusiasmo!






quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Viagem 177: Retomar o circulo

O mundo anseia por eles!

Farão coisas brilhantes e deixarão a sua marca. Não tenho duvidas.

Hoje o circulo retoma o seu desenho habitual, ele no 3º ciclo, ela no 1º. O tempo foge à velocidade da luz sem dó nem piedade.

 Cada degrau que sobem, cada conquista que fazem, cada obstáculo que superam é um ponto que acrescentam a esse circulo.

Não tenho dúvidas: eles deixarão a sua marca!


domingo, 3 de julho de 2016

Viagem 175: Ide... fazer o caminho!

Olho para ele e nem acredito, são 12 anos que correram à velocidade da luz.

Hoje escala mais uma etapa. Está de férias e vai gozá-las como gente grande. Será uma semana que o mudará para sempre. E será fantástica.

Mochila às costas com tudo o que precisa para fazer o caminho. Tudo mesmo (pelo menos assim espero). É agora que começa o teste. Foram 12 anos a fazer a mala à espera de dias como este, à espera da oportunidade para confirmar que as ferramentas estão lá, que tem o mapa certo e que será capaz de usar tudo. 

Ele já dormiu fora outras vezes, mas nunca assim. Tudo será novidade e imprevisível. E será fantástico.

Hoje iniciou-se nos campos de férias! Foi com um amigo. (Ao final do dia já tinha não sei quantos)

Leva a minha mochila, literalmente minha! Perdi a conta ao número de kms que fiz tendo-a como companheira. Hoje passei-lha. Desejo-lhe no mínimo tantos momentos de felicidade como os que eu tive.

Ao vê-lo partir na minha cabeça ecoava: ide... fazer o caminho!



quarta-feira, 1 de junho de 2016

Viagem 174: Voando até ao 1º Ciclo

O tempo perde-se por entre a espuma dos dias e de repente esta mosquitinha está a preparar-se para o 1º Ciclo:


Ontem começou oficialmente este voo:
esteve na sala do 1º Ano e descobriu que as mesas lá têm uma prateleira por baixo para guardar os livros, ficou a saber como é que por lá se trabalha, ganhou uma madrinha, um diploma com um chupa e uma vontade quase incontrolável de lá ficar...


O dia terminou em grande com o jantar de finalistas! Como é que algo aparentemente tão simples (comer na escola, mas ao jantar e numa sala especial, sem sopa, com carne, arroz e batatas, com sumos de vários sabores e bolos de chocolate, sem pais, com os seus professores todos aprumados) pode ser tão marcante. E foi.


Ela tem o mundo à sua espera e será sublime!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Viagem 161: finalmente chegou o dia dos 5 ANOS!!!


Chegou finalmente o grande dia de fazeres 5 anos. 

Ontem disseste-me que eu tinha muita sorte porque os 4 anos foram muito grandes e 4 é o meu número preferido, mas agora ias fazer 5; com muita pena tua, não podias continuar no meu número preferido.

Surpreendes-me a cada minuto que passa. Penso vezes sem conta que és boa de mais para seres verdade.

Desde 2010 és a minha estrela.

Sem dúvida, és como as nuvens: ÚNICA...

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Viagem 157: Coisas de Miss: A magia de fazer anos

Esta miúda é simplesmente surpreendente, há uma semana (exatamente no dia 11 de novembro) fez a sua dança da felicidade para marcar a contagem decrescente do mês para o seu aniversário.

Agora já se pode tratar de festas e afins. Ela tem uma lista de prendas, todas para nós cá de casa os outros podem dar-lhe o que eles quiserem e puderem (são estas as suas palavras).

Eis a lista:
1. a patrulha pata (toda de preferência!)
2. um pluto de peluche (ela já tem muitos mas não tem todos e tem minnies e um mickey mas não tem um pluto e o pluto é um cão e ela não tem cães porque eu tenho medo de cães mas se for de boneco pode ser... e por aí fora)
3. um Jake de peluche (porque ela não tem nenhum boneco do Jake e ela gosta dos piratas, e o Jake é que sabe como é se faz para fugir do Capitão Gancho)
4. uns sapatos de pés altos porque os meus não lhe servem
5. uma mala de viagem com rodinhas (para ir a Itália, porque quando foi a Itália levou uma mala com rodinhas mas não era dela, era minha; é dos dalmatas mas é minha onde costumo guardar os brinquedos do meu trabalho e ela quer uma dela mesmo)
6. um nenuco come comigo (ou como é que se chama aquela cadeira de comer do nenuco que dá para pôr na nossa mesa como se fosse uma cadeira de bebé e verdade só que parece que tem um problema porque também traz um boneco e cá em casa a Beatriz é insubstituível [isso deixa-se tão feliz! A Beatriz foi o seu presente do 1º aniversário e ela adorou desde logo])
7. um nenuco que não consegui fixar o nome mas que está doente e que se carrega numa espécie de tablet e ele diz qual é a doença (mas ela já tem tantas coisas de médico!)
8. um grande livro dos doi-dois
9. a mala da dra. brinquedos veterinária
10. uma trotinete
Enfim... uma lista com 10 itens que parece interminável!

O número 4 está resolvido; em relação ao número 5, conseguimos um saco de viagem da Drª Brinquedos bem giro na Toysr'us, mas não tem rodas; o número 8 está tratado. Temos 3 semanas para tratar dos outros 7.

Venha a festa!!

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Viagem 154: A Festa dos Tesouros

Quem me conhece sabe qual é a minha posição sobre trabalhos manuais feitos em casa para levar para a escola [associado à ideia de estreitamento da relação casa-escola]: sou frontalmente contra! Não tenho jeito, não tenho ideias, não sei fazer e acabo barricada sozinha a fazer a tarefa para ninguém estragar nada: nem roupa, nem moveis, nem materiais, nem trabalho!

Felizmente, a Escola que temos não tem esse método, com exceção dos tesouros...

Cada um faz o seu tesouro em casa. De acordo com o tema anual, cada um põe dentro algo enigmático mas muito, muito especial. Depois há a festa dos tesouros onde cada um mostra o seu. Ao longo do ano, os pais vão sendo chamados a desvendar o mistério do seu tesouro.

Hoje levamos o nosso!

Firmes, confiantes e com apontamentos de verde (por expressa indicação da Miss), ousamos dizer: ESTAMOS PRONTOS PARA A FESTA! [até porque quem nos conhece sabe: festas é connosco!]


quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Viagem 153: De volta à escola

Hoje foi dia de regressar à escola!

1a Etapa: VOLTAR
A Miss lá foi, a principio agarrada ao meu braço depois senhora de si como só ela.
Sala nova e lá em cima porque já é crescida; um refeitorio novinho em folha; colegas e amigos cheios de coisas para contar e montanhas de braços abertos cheios de saudades; pela frente todo um ano irrepetivel, por ser o ultimo de pre escolar.
Ele encontrou e foi encontrado por colegas, amigos e professores.
É muito aconchegante vê-los a sentirem-se parte da escola, contentes por voltarem, satisfeitos por terem tido saudades deles. A relação entre miudos e adultos é muito verdadeira e carregada de afetos espontaneos.

2a Etapa: LIVROS
Resgatar os livros para ambos foi quase uma odisseia! Todos queremos o mesmo, e todos somos muitos. Almoçamos à hora do lanche e cheios de entusiasmo seguimos na nossa lista de etapas.

3a Etapa: MATERIAL
De barriga cheia enfrentamos o Continente com uma lista em cada mão. Por entre quantidades, marcas e padrões só saimos depois de termos vistos em todos os pedidos.

4a Etapa: ALINDAMENTOS
Cortes de cabelo!
Nada como uma mudança de visual para assinalar o recomeço.

5a Etapa: GELADOS
De bolas, a recompensa e bem merecida...

Segunda feira retomaremos o comboio de mochilas e lancheiras estacionadas à porta de casa. Lá estaremos às 8.30 para um novo ano que será o fim de ciclo de cada um...

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Viagem 152: Coisas de Miss - vontades

Hoje a conversa andou à volta de acontecimentos anteriores à nascença da Miss.
Ter havido vida antes do seu nascimento é uma coisa que lhe faz muita comichão. Enfim...

A proposito de qualquer coisa dizia ela: Pois eu ainda estava na tua barriga não era?
Eu: não, ainda não estavas na minha barriga. Não existias.
Ela: hum... Estava á espera que alguma mãe me quisesse, era?
Eu: não! Qualquer mãe haveria de te querer. Eu tenho muita sorte!
Ela: já eu queria que me tivesse calhado uma mãe que não tivesse medo de cães

Toma e embrulha!

domingo, 6 de setembro de 2015

Viagem 151: Coisas de Miss: chega a ser desconcertante

Avançamos na frente em direção à praia as duas, eles hão-de lá ir ter. Montamos o nosso acampamento, somos um bocado espaçosos, mas a nossa praia está habituada a nós. Descemos a parede de areia que nos separa do mar e instalamo-nos.

Ela: mãe, vamos então começar?
(é que nós para além de pás, baldes e regadores, levamos máquinas escavadoras, daquelas que estão habituadas a serem brincadas apenas em casa, aqui têm uma sorte tremenda e vão à praia ou a qualquer terreno)

Eu: (olho para ela com ar de quem tinha escolhido outra brincadeira. Ela é tão criativa a brincar que não precisa de ninguém e eu já tinha o meu livro na mão - missão continuar a preparar o trabalho; o livro - Um nível superior de liderança)
Então mas não consegues tratar dessa obra sozinha?

Ela: não consigo fazer tudo sozinha. Preciso que faças uma ponte assim (e mostra como devo fazer tim por tim; depois de exemplificar desfaz tudo  dá-me o equipamento para a mão)

Eu: (Começo a minha tarefa com empenho e afinco) O resultado é este:


Em busca de confirmação pergunto: Que tal me estou a sair?

Ela: (olha, analisa e sentencia) Boa mãe... era uma ponte mas pode ser um escorrega, temos é que fazer uma obra diferente.

Ora eu ía ler ser sobre D1 (principantes entusiastas) e como "lidar" com eles e pumba tive uma sessão prática saidinha direitinho de uma miuda de 4 anos.

Chega a ser desconcertante!

terça-feira, 9 de junho de 2015

Viagem 148: Coisas de Miss e os abatones

Há dias que conversas sobre "abatones" (estão entre aspas porque não sei como se escreve esta palavra) eram recorrentes. Não sabia o que eram (bom, hoje continuo a não saber, mas já os vi). A Miss queria uns "Abatones", resolvi esse assunto com o argumento do costume: põe na lista das coisas que queres nos teus anos. Parece que os "Abatones" não podiam esperar por dezembro porque são o hit do momento no recreio do pré-escolar.

Ontem, no supermercado encontrámos "Abatones" à venda. Comprámos um Kit de principiante com: 8 "abatontes" de cores diferentes, 1 "abatone" dourado, umas plataformas e uma rede para guardar tudo.

1ª conversa
Ela: Será que vou ter repetidos?
Eu: Isso tem repetidos?
Ela: Sim. Espero que tenha a Águia que é o mais forte.
Eu: Então se tiveres repetidos trocas. Quem é que na escola tem disso?
Ela: Tem o Afonso, o Vicente, o João, o Bernardo, o Martim mas é da outra sala
(e continua)
Eu: Eu já não ouvia mais nome nenhum, retia só o facto de serem só rapazes. Se tiveres repetidos trocas com eles.
(silêncio)
Ela: E eles ficam com ele para sempre e depois devolvem-me para trazer para casa?
Eu: Não, se trocares eles dão-te um e esse é que passa a ser o teu e tu dás um também e esse já não é teu, mas ficaste com a mesma quantidade só que tem outra cor.
(silêncio)
Ela: Acho que já percebi! Posso trocar, quero até.

2ª conversa
(depois de aberto o saco e explorado tudinho)
Ela: Ó mãe, como é que se brinca com isto?
Eu: Eu não sei, nem sabia que se brincava com isso. Como é que costumam fazer no recreio?
Ela: Fazem assim (e mostra que atiram tentando derrubar)
Eu: Olha brinca, como quiseres.
Ela: Tá bem.
(começa uma brincadeira que podia estar a acontecer com quaisquer bonecos)
Ela: Mãe, quem é que criou os "Abatones"?
Eu: Então, foram uns senhores que acharam que os meninos íam gostar de brincar com bonecos desses.
Ela: Então não foi Jesus? Sabes, a Irmã Arminda disse que quem criou os animais e as pessoas foi Jesus. O Pai do Céu criou Jesus e disse para Ele criar os animais e as pessoas e Ele fez isso, criou tudo. Eu acho que Ele também criou os "Abatones".
Eu: Bom... visto assim... se calhar...

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Viagem 147: Coisas de Miss: desejos

A Miss anda a fazer uma lista de coisas que deseja. Esta tarefa intensifica-se sempre que alguém faz anos. Os seus últimos desejos são:

- um boné
- uns sapatos de pés altos
- umas maminhas que não sejam minis

Uma alegria portanto!

sábado, 16 de maio de 2015

Viaem 144: Francisquices

A semana passada houve jogo em casa, o miúdo superou-se. Só ele marcou 4 golos! 

Vejamos como corre hoje...

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Viagem 141: Coisas de Miss: o resumo do dia

«Sabes uma coisa mãe, hoje vimos um filme sobre o Vicente de Vangogue. Ele era da "Olandia" e pintava "autoquatros" que é fazer a sua própria fotografia mesmo»

[depois deste resumo posiciono-me entre a paixão e orgulho]

terça-feira, 5 de maio de 2015

Viagem 140: Coisas de Miss... ainda sobre o dia da mãe e outros dias comemorativos

Domingo de manhãzinha, chama a Miss do alto da sua cama mãaaaaaaaaaaeeeeeeeeee. Lá vou eu. Com ar sorridente diz a miúda: FELIZ DIA DA MÃE!!!

Foi tudo! O dia estava ganho, o que se seguisse era lucro.

Pouco tempo depois entra ela na cozinha: Ó mãe, quando é que é o dia dos filhos?
Eu ainda a tentar juntar 2+2: ....
Ela: hoje é dia da mãe. Primeiro já foi dia do pai. Só falta ser o dia dos filhos. quando é?
Eu: eu acho que não há dia dos filhos! Nunca ouvi falar, sei que há o dia da criança que é dia 1 de junho.
Ela (com ar de pânico): dia 1 já foi ontem de ontem!
Eu: é de junho ainda falta.
Ela: ah! Então e para esse dia os pais fazem as prendas dos filhos nos trabalhos?

Gargalhada e das grandes!
Não consegui responder nadinha de nada

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Viagem 137: Coisas de Miss

O dia de hoje começou frito e acabou assado, que é como quem diz: foi um dia do avesso. Foi a prova provada de que a imprevisibilidade é a única constante. E isso levou-me durante todo o dia a pensar nos pintos da minha capoeira. E nas improbabilidades que às vezes acontecem. Ontem foi mais um desses dias com a Miss.

Ao jantar, e no meio de uma conversa completamente diferente, foi assim:

Ela: ó mãe quando é que a nossa prima vai para a escola?
Eu: hã!?! O que é que estás a dizer?
Ela: A nossa prima, quando é que vai para a nossa escola?
Eu: hum... Ainda falta muito mas eu acho que a prima não vai para a vossa escola.
Ela: Porquê?
Eu: porquê? olha porque é pequena e
Interrompe ela: pois tem que ir primeiro para a creche, não é? Vai primeiro para a creche do cozinheiro (é assim que ela trata a creche onde esteve porque causa do simbolo do restaurante que existe ao lado)
Eu: pois, primeiro teria que ir para uma escola de mais pequenos. Mas a mim parece-me que a prima se for para uma escola, será um escola em Itália.
Ela: Itália?!? Desculpa lá. Desculpa lá. Que eu saiba, primeiro: a tia não vive em Itália; depois, que eu saiba, primas não vivem em Itália. Em Itália só vivem tios.

E agora?...

domingo, 12 de outubro de 2014

Viagem 132: todos os lados de uma moeda

Estava a ser um bom fim de semana. Bom no sentido produtivo e ainda faltava um dia, pelo menos era o que eu pensava.

Manhã de TPC's para o primogénito, brincadeiras para a Miss e trabalho para mim. Almoço na avó. Umas voltas mais com passagem no escritório incluída levou-nos a casa com o jantar debaixo do braço. Aproveitei o tempo do futebol para trabalhar mais um pouco.

A dada altura, enquanto eu estava tão, mas tão contente por já ter conseguido fazer sem exagero 150 recibos, diz o rapaz:
- esses miúdos devem ser mesmo muito importantes para ti, não?
- o quê? (que grande estalo!) Não estou a perceber. Que miúdos?
- esses desses papeis

Da realização de já ter em dia AC, PL e praticamente A à culpa por ter conseguido já ter em dia AC, PL e praticamente A foi um tirinho. Bolas.

Ainda a refazer-me deste tombo aparece a Miss:
- Mãe, atende o teu telefone. Estou a ligar-te do meu telefone dos dramas
- Donde? Telefone dos dramas ?!? Tu tens um telefone dos dramas? O que é um telefone dos dramas?
- Então, é um telefone para urgências. E eu preciso de falar contigo
- Mas eu estou mesmo aqui
- Pois mas tens esses papeis...

Ui! Miudos 2 - Mãe 0

[apesar de tudo: AC, PL e A ficaram prontos e SC adiantado!]

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Viagem 131: É possivel um novo inicio? - Dia 1



"É possivel um novo inicio?", esta é a proposta da nova Escola para cumprir este ano letivo.

Confiantes qb, expectantes e disponiveis para agarrar o futuro, hoje é o Dia 1 de uma nova etapa.

[e eles estavam tão janotas, tão comportados, tão disponiveis para aceitar o que escolhemos para eles ...]

Estes miudos são mesmo uma preciosidade!

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Viagem 125: Francisquices - Imperdível

«É uma casa tão linda
Que ternura quando a vejo!
Lembra-me o senhor Joaquim
Meu amigo do Alentejo

Carpinteiro tão velhinho
A trabalhar a madeira:
Eu olhava-o encantada
Sentadinha à sua beira.

Conheci-o quando fui
Para o Alentejo ensinar.
Professora de meninos
Meninos do meu amar.

Um dia o visitei,
Confessei-lhe, quase a medo:
Eu tenho um cão pequenino,
Um cãozinho de brinquedo.

Senhor Joaquim, tenho um cão
Que me deram os meus amigos,
Quando parti de Lisboa
Para sempre o ter comigo.

É cãozinho de brinquedo,
Um tesouro de amizade:
É um cão que não tem vida
Mas diz-me tanta verdade!

O senhor Joaquim olhou-me
Com seus olhos cheios de vida:
- Vou fazer-lhe uma casinha,
Uma perfeição florida...

E uma perfeição florida
Foi feita por suas mãos,
Mãos ásperas de pobreza
Tão doces de perfeição.

Eis a história da casinha
Feita pelo senhor Joaquim:
Tenho amigos e saudade,
Não tenham pena de mim!»
Matilde Rosa Araújo
Pergunta de interpretação feita:
Na tua opinião, por que motivo foi «quase a medo» (verso 14) que a autora confessou ao senhor Joaquim que tinha um cãozinho?

Resposta do Francisco:
Eu acho que ela tinha medo que o cão o mordesse.

Realmente... o que mais haveria de ser!

Viagem 124: Venham eles!

Chegados que estamos à semana mais guardada pelo 4ºAno, afirmamos convictos: venham eles!

Começamos pelo português. Faremos o possível na esperança de que a interpretação não seja muito subtil e que a composição seja uma narrativa o mais colada à realidade possível, o tempo não está para grandes imaginações!

A nossa arma secreta está reservada para 4ªfeira: matemática, aí vamos arrasar!

Certo é que ele se vai superar. O raça do rapaz na hora H, quando é mesmo mas mesmo preciso, mostra a sua fibra. É sempre assim.

Já eu estarei cheia de borboletas por dentro.