Por vicissitudes que agora não vêm para o caso é tempo de vacinação por estas bandas!
Anteontem tirei o dia para andanças onde se incluíam as vacinas. Catita da Silva e com dois miúdos a fazerem figas em busca de algum impedimento, chegámos ao Centro de Saúde. À porta, numa folha branca com letras a bold podia ler-se: novo horário de vacinação: 2ªfeira: 14h - 17h, 4ªfeira: 16h-17.30h e 6ª feira: 11h-13h. Anteontem era 3ª feira, entrei apenas para confirmar e reorganizei a agenda na minha cabeça para ontem, 4ªfeira poder cumprir o desígnio da vacinação. Escusado será dizer que os miudos jubilaram de felicidade.
Ontem, 4ªfeira 16.08h entramos no Centro de Saúde e tiramos a nossa senha. Eramos o 00, o quadro marcava 98. O Francisco ficou contente: eramos o 00, nunca tiramos uma senha 00 (devia ser sinal de sorte, pensei eu).
O número mudou e mudou novamente. A nossa vez. À pergunta o que nos trouxe, respondi: vacinas para todos!! A senhora ri-use. Entreguei os documentos do Francisco... som do teclado... um suspiro... nesta altura pensei: parece que há problemas... Não estava ativado, ouvi por fim. Nunca moramos noutro sitio, se não estiver ativado aqui, não está em mais lado nenhum! Pois. Há quanto tempo não vem cá? Qual é o nome do seu médico de família? Não sei, creio que não temos médico de família. Tem que ter. Todos os nosso utentes têm médico de família. A senhora tenta de todas as formas ativar a cria sem sucesso. Estamos todos assim! (nesta altura olhei para eles e só com o olhar disse-lhes: não acredito que continuam com esta coisa das figas!!)
Como não usamos apresar de sermos obrigados a pagar varrem-nos e assim cria-se a ilusão de que todos têm médico. Disparo em todas as direções: já é ridículo termos que nos sujeitar ao horário (diga-se em abono da verdade bom para quem trabalha a 35 km de distância da sua casa que fica a 3 Km do seu Centro de Saúde). Segundo consta, mas não está escrito para não se usar discricionariamente é possível pedir um agendamento para outro horário que depois pode ou não ser autorizado pela enfermagem; e depois pagamos e não podemos usufruir do serviço porque não vamos lá muito e para podermos voltar a usar temos que ir a outro Centro de Saúde porque neste já não se aceita ninguém e depois então podemos ir a qualquer Centro de Saúde receber as vacinas do plano nacional de vacinação. Repeti tudo o que me disseram só para ver se continuavam a acreditar em tudo o que lhes saía pela boca fora. Parece que é o sistema e ninguém ousa sequer a questionar. Saí furiosa, mas claro já com o plano B desenhado na minha cabeça à medida que ía falando.
Estava no estacionamento a apertar os cintos à Miss, dirigiu-se o segurança e uma das funcionárias: sabem de fonte segura que a CUF vacina os miúdos! A CUF!?! Sim, eu também sei!!!
Uma equipa de pessoas amorosas, diligentes, mas amarradas a um sistema que não serve os seus clientes e que não tem quem ponha a descoberto todo este ridículo.
[A CUF era claro o meu plano B! Saí de lá e telefonicamente marquei para hoje às 12h! Abençoado SNS...]
Sem comentários:
Enviar um comentário