terça-feira, 10 de março de 2015

Viagem 135: Dia da Mulher, porquê dia 8

    Há muito que me perguntava porque é que se comemora o dia da mulher justamente neste dia. Finalmente descobri. Sempre achei que não deveria ter sido criado este dia para mulheres se juntarem umas com as outras e se divertirem aliviando a culpa disso mesmo, ao repetirem vezes sem conta o quanto merecem.

    "No Dia 8 de Março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica ...e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

    A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
    Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de Março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas)."

    Assim se vê a fibra de quem muda o mundo, devagar, devagarinho, mas para sempre!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Viagem 134: Carta à Grécia

Portugal, 26 de janeiro de 2014


Caros Gregos,

Acompanhei ontem com enorme expectativa e diria mesmo algum entusiasmo as vossas eleições de ontem.

Sim senhora, aquilo é que foi! Muitos de nós devíamos pôr os olhos em vós, sem receio ousaram quebrar com os senhores que parece que eles é que sabem sem nunca descerem à terra.

Precisavamos de reviravoltas como esta também por aqui.

Agora, gostava que também vocês mudassem umas coisitas: isso de mandar estatísticas mentirosas não foi bonito. Nada justifica que vos tratem como miúdos de escola que deitaram o lanche fora, mas assumam que tentaram comer os outros por parvos.

São os impostos, os vossos, que sustentam o vosso estado social, por isso paguem-nos, não fugam deles como o diabo da cruz.

Foram os impostos, os nossos, que contribuíram de algum modo para que recebessem ajuda, pensem bem, mesmo muito bem, antes de aumentarem salários e coisas que tal. Só para vos dar um exemplo, o nosso salário mínimo continua a ser mais baixo que o vosso e apesar de tudo não estamos tão mal quanto vocês. É fácil dizer que a culpada é a "gorda", só que o dinheiro não é dela. O dela deve estar num daqueles bancos que não precisou de ser intervencionado para salvar os depósitos das pessoas.

Vocês precisam de esperança, sim precisam, mas precisam de mudar a vossa forma de estar, pelo menos enquanto precisarem do dinheiro dos outros, depois é convosco, eu pelo menos depois não quero saber.

Por cá, continuamos à espera de D. Sebastião, (há séculos que esperamos que volte num dia de nevoeiro e nada!) não creio que nas nossas eleições deste ano tenhamos tanta coragem como vocês, até porque não se vislumbra alternativa. Eu desde há algumas eleições que milito no partido dos votos brancos e cada vez mais acredito que só acontecerá mudança séria quando os votos brancos tiverem uma votação maior que a soma de todos os partidos juntos. Enfim...

Enquanto nada muda continuaremos a lamentar-nos e dizer mal no café. Quanto a vós que decidiram experimentar diferente, desejo-vos uma pitadinha (pequena) de sorte, muito empenho, esforço, dedicação e trabalho. Continuarei a acompanhar-vos e um dia espero fazer-vos uma visita!

Saudações Lusas,

Joana


segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Viagem 133: O Homem do Leme




Hoje, esta música ocupou a minha cabeça ainda nem tinha acordado, andava apenas em piloto automático. Adoro desta música.

Foi ao som desta música que me despedi de si, avô. Não sabia que havia música ambiente naquelas salas dos hospitais, se calhar até não há, é só ali, não sei...

Não sei se o avô foi o Homem do Leme, se calhar não foi. Também não sabia que teria tantas saudades suas, tem dias que o avô não me sai da cabeça.

Os dias atropelam-se no calendário e nem posso crer que já passaram uma mão cheia de dedos.

Não sei se o avô foi o Homem do Leme, mas esta foi a banda sonora da nossa despedida.


domingo, 12 de outubro de 2014

Viagem 132: todos os lados de uma moeda

Estava a ser um bom fim de semana. Bom no sentido produtivo e ainda faltava um dia, pelo menos era o que eu pensava.

Manhã de TPC's para o primogénito, brincadeiras para a Miss e trabalho para mim. Almoço na avó. Umas voltas mais com passagem no escritório incluída levou-nos a casa com o jantar debaixo do braço. Aproveitei o tempo do futebol para trabalhar mais um pouco.

A dada altura, enquanto eu estava tão, mas tão contente por já ter conseguido fazer sem exagero 150 recibos, diz o rapaz:
- esses miúdos devem ser mesmo muito importantes para ti, não?
- o quê? (que grande estalo!) Não estou a perceber. Que miúdos?
- esses desses papeis

Da realização de já ter em dia AC, PL e praticamente A à culpa por ter conseguido já ter em dia AC, PL e praticamente A foi um tirinho. Bolas.

Ainda a refazer-me deste tombo aparece a Miss:
- Mãe, atende o teu telefone. Estou a ligar-te do meu telefone dos dramas
- Donde? Telefone dos dramas ?!? Tu tens um telefone dos dramas? O que é um telefone dos dramas?
- Então, é um telefone para urgências. E eu preciso de falar contigo
- Mas eu estou mesmo aqui
- Pois mas tens esses papeis...

Ui! Miudos 2 - Mãe 0

[apesar de tudo: AC, PL e A ficaram prontos e SC adiantado!]

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Viagem 131: É possivel um novo inicio? - Dia 1



"É possivel um novo inicio?", esta é a proposta da nova Escola para cumprir este ano letivo.

Confiantes qb, expectantes e disponiveis para agarrar o futuro, hoje é o Dia 1 de uma nova etapa.

[e eles estavam tão janotas, tão comportados, tão disponiveis para aceitar o que escolhemos para eles ...]

Estes miudos são mesmo uma preciosidade!

sábado, 6 de setembro de 2014

Viagem 130: Coisas de Miss - Teorias sobre... coisas

Esta miuda pensa sobre tudo, não sei como é que consegue.

Teoria1:
As pessoas guardam o cócó no rabo.

Teoria2:
Ela ainda não é uma pessoa, é só uma filhota porque anda na escola e as pessoas já não andam na escola.

Eu acho simplesmente delicioso e por isso não poderia deixar de lhe dar boleia...

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Viagem 129: O chão voltou a fugir


Ontem, o chão voltou a fugir dos pés de uma familia. Nunca é certo. Nunca é justo.

Não conheço a Leonor. Não conheço a sua familia. Mas consigo reconhecer a garra, a força e a determinação.

Não imagino o que os pais da Leonor estão a viver. Não encontro uma só palavra...