terça-feira, 24 de novembro de 2015

Viagem 160: Hidrata-te, vais precisar...

Costa,

Foste finalmente indicado Primeiro Ministro, a sede levou-te aí. Aproveita agora e hidrata-te, vais precisar. Tentas acalmar as hostes da ala do que tem nome de filosofo mas que se licencia ao fim de semana e dás a cultura ao Júnior Soares, já estamos a ver quão relevante essa área vai ser...

Acredita, hidrata-te. Vais engolir muitos batráquios e eles precisam do seu meio natural para sobreviverem. 3/4 dos teus camaradas de acordo não te vão dar descanso.

Aproveita agora e hidrata-te. De caminho escreve em papeis de todos os tamanhos e feitios a frase "PALAVRA DADA É PALAVRA HONRADA"e depois espalha-os, vais precisar...

Viagem 159: Grata





Estou grata pelo magnifico dia de sol, por cada letra escrita que recebi, por cada segundo que passei ao telefone, por cada palavra ouvida, por cada abraço dado, por cada beijo trocado, por cada gesto de afeto; pelo almoço que ganhei; pelo chá que bebi a meio da tarde; pelo lanche na nossa "confeitaria" de eleição onde paramos de vez em quando à saída da escola; pela noite fantástica.

Sou grata à vida!

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Viagem 157: Coisas de Miss: A magia de fazer anos

Esta miúda é simplesmente surpreendente, há uma semana (exatamente no dia 11 de novembro) fez a sua dança da felicidade para marcar a contagem decrescente do mês para o seu aniversário.

Agora já se pode tratar de festas e afins. Ela tem uma lista de prendas, todas para nós cá de casa os outros podem dar-lhe o que eles quiserem e puderem (são estas as suas palavras).

Eis a lista:
1. a patrulha pata (toda de preferência!)
2. um pluto de peluche (ela já tem muitos mas não tem todos e tem minnies e um mickey mas não tem um pluto e o pluto é um cão e ela não tem cães porque eu tenho medo de cães mas se for de boneco pode ser... e por aí fora)
3. um Jake de peluche (porque ela não tem nenhum boneco do Jake e ela gosta dos piratas, e o Jake é que sabe como é se faz para fugir do Capitão Gancho)
4. uns sapatos de pés altos porque os meus não lhe servem
5. uma mala de viagem com rodinhas (para ir a Itália, porque quando foi a Itália levou uma mala com rodinhas mas não era dela, era minha; é dos dalmatas mas é minha onde costumo guardar os brinquedos do meu trabalho e ela quer uma dela mesmo)
6. um nenuco come comigo (ou como é que se chama aquela cadeira de comer do nenuco que dá para pôr na nossa mesa como se fosse uma cadeira de bebé e verdade só que parece que tem um problema porque também traz um boneco e cá em casa a Beatriz é insubstituível [isso deixa-se tão feliz! A Beatriz foi o seu presente do 1º aniversário e ela adorou desde logo])
7. um nenuco que não consegui fixar o nome mas que está doente e que se carrega numa espécie de tablet e ele diz qual é a doença (mas ela já tem tantas coisas de médico!)
8. um grande livro dos doi-dois
9. a mala da dra. brinquedos veterinária
10. uma trotinete
Enfim... uma lista com 10 itens que parece interminável!

O número 4 está resolvido; em relação ao número 5, conseguimos um saco de viagem da Drª Brinquedos bem giro na Toysr'us, mas não tem rodas; o número 8 está tratado. Temos 3 semanas para tratar dos outros 7.

Venha a festa!!

Viagem 156: Carta sem selo


Portugal, novembro de 2015


Exmo. Sr. Presidente da Republica,


Tenho acompanhado pela comunicação social que V. Exa. está a ouvir Portugal inteiro antes de tomar uma decisão quanto à governação do nosso país, mesmo depois de ter dito que já tinha estudado todas as opções.

Ainda não recebi a minha convocatória, mas para a semana não tenho muita disponibilidade para me deslocar a Belém, contudo estou disponível para fazer alterações nos meus afazeres desde que não seja 2ª feira, porque faço anos.

Imagino que as convocatórias, em nome da igualdade, devem estar a ser emitidas por ordem alfabética e eu sou da letra J. Pronto, avise-me com pelo menos uns diazinhos de antecedência, até para eu poder organizar a saída dos miúdos da escola.

Enalteço a sua veia de ouvinte de todos nós, sim porque isto de ser Presidente de todos os milhões de portugueses dá muito trabalho no que diz respeito a ouvir.

Atenciosamente,

Joana
(eleitor sempre cumpridor do seu dever de votar)








terça-feira, 10 de novembro de 2015

Viagem 155: Mau perder

As últimas semanas neste retângulo soalheiro têm sido como uma viagem na lagarta da saudosa Feira Popular.

Todos ganharam, todos os outros perderam! Mesmo quem não perdeu, amua e depois encontra uma forma de confirmar que não perdeu como afirmou.

Conheço bem esta sensação. O meu pai chamava-lhe B-A-Z-A-L-U-C-A e eu ficava verdadeiramente irada sempre que isto me acontecia nas jogatanas de monopólio. Era tramado.

O resultado das eleições foi uma surpresa, pelo menos para mim foi. Esperava que o governo anterior perdesse e por muito. Esperava que o PS ganhasse e por muito. Não esperava nada dos outros, mas imaginava que engordassem à boleia do descontentamento.

Ora, o governo ganhou mesmo depois de toda a austeridade e arrogância, da falta de palavra, da falta de humildade e tudo o mais, ganhou. Ganhou.

O PS empenhou-se e muito para perder. Mas depois lembrou-se que perdendo não podia ser primeiro ministro e ele queria ser primeiro ministro. Foi porque queria ser primeiro ministro que tirou o Seguro (um ingénuo neste mundo podre da politica).

Como já vem sendo costume neste retângulo soalheiro, entretemo-nos com o acessório e fazemos birra perante a frustração. O BE, o PCP e se calhar o PS tinham como vontade primeira que o CDS e o PSD perdessem, mas não foi isso que aconteceu.

Têm revelado mau perder durante todos estes dias. Conheço bem essa sensação. O meu pai chamava-lhe B-A-Z-A-L-U-C-A e eu ficava verdadeiramente irada sempre que isto me acontecia nas jogatanas de monopólio. Era tramado. Ainda hoje é.




segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Viagem 154: A Festa dos Tesouros

Quem me conhece sabe qual é a minha posição sobre trabalhos manuais feitos em casa para levar para a escola [associado à ideia de estreitamento da relação casa-escola]: sou frontalmente contra! Não tenho jeito, não tenho ideias, não sei fazer e acabo barricada sozinha a fazer a tarefa para ninguém estragar nada: nem roupa, nem moveis, nem materiais, nem trabalho!

Felizmente, a Escola que temos não tem esse método, com exceção dos tesouros...

Cada um faz o seu tesouro em casa. De acordo com o tema anual, cada um põe dentro algo enigmático mas muito, muito especial. Depois há a festa dos tesouros onde cada um mostra o seu. Ao longo do ano, os pais vão sendo chamados a desvendar o mistério do seu tesouro.

Hoje levamos o nosso!

Firmes, confiantes e com apontamentos de verde (por expressa indicação da Miss), ousamos dizer: ESTAMOS PRONTOS PARA A FESTA! [até porque quem nos conhece sabe: festas é connosco!]