terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Viagem 167: Fomos a jogo

Há jackpot no euromilhões nem sei desde quando. Desde há dias que disse de mim para mim: terça jogamos avô!

Cada um com a sua parte: eu ponho as cruzes, o avô trata das bolas numeradas. Eu fiz a minha parte depois do almoço, agora faça a sua e poderemos dizer a senha...

Nem posso crer que uma mão já não chega para contar o tempo que nos tem separado. Meço-o pela Maria Catarina que já tem 1,08m.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Viagem 166: Brevissimas

1.
O preço do barril do petróleo atingiu o valor mais baixo dos últimos 12 anos; bem sei que precisamos de ter em conta o câmbio dólar/euro e a carga fiscal. Com a mesma rapidez com que sobem o preço do combustível, desçam-no! Não há vergonha


2.
Nem o ténis escapa! Começo mesmo a acreditar que nascemos intrinsecamente maus e depois alguns tornam-se bonzinhos e outros ainda poucos, como totós tornam-se bons.
Haverá esperança para a humanidade?

3.
Em plena campanha eleitoral temos de tudo: um candidato que goza com os eleitores de modo despudorado; uma candidata que está para falecer a qualquer instante; uns quantos artistas que aproveitam como podem estes 15 diazinhos de fama e 2 candidatos que aproveitam o tempo de antena para dar visibilidade aos seus partidos. É o que merecemos!!!

E assim corre a vidinha...

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Viagem 165: Virou o ano: É 2016




Que o ano que agora começa com a força renovada de tudo o que está a começar, seja palco dos maiores e melhores feitos da estória de cada um...

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Viagem 164: vacinas... a última saga do ano

Por vicissitudes que agora não vêm para o caso é tempo de vacinação por estas bandas!

Anteontem tirei o dia para andanças onde se incluíam as vacinas. Catita da Silva e com dois miúdos a fazerem figas em busca de algum impedimento, chegámos ao Centro de Saúde. À porta, numa folha branca com letras a bold podia ler-se: novo horário de vacinação: 2ªfeira: 14h - 17h, 4ªfeira: 16h-17.30h e 6ª feira: 11h-13h. Anteontem era 3ª feira, entrei apenas para confirmar e reorganizei a agenda na minha cabeça para ontem, 4ªfeira poder cumprir o desígnio da vacinação. Escusado será dizer que os miudos jubilaram de felicidade.

Ontem, 4ªfeira 16.08h entramos no Centro de Saúde e tiramos a nossa senha. Eramos o 00, o quadro marcava 98. O Francisco ficou contente: eramos o 00, nunca tiramos uma senha 00 (devia ser sinal de sorte, pensei eu).

O número mudou e mudou novamente. A nossa vez. À pergunta o que nos trouxe, respondi: vacinas para todos!! A senhora ri-use. Entreguei os documentos do Francisco... som do teclado... um suspiro... nesta altura pensei: parece que há problemas... Não estava ativado, ouvi por fim. Nunca moramos noutro sitio, se não estiver ativado aqui, não está em mais lado nenhum! Pois. Há quanto tempo não vem cá? Qual é o nome do seu médico de família? Não sei, creio que não temos médico de família. Tem que ter. Todos os nosso utentes têm médico de família. A senhora tenta de todas as formas ativar a cria sem sucesso. Estamos todos assim! (nesta altura olhei para eles e só com o olhar disse-lhes: não acredito que continuam com esta coisa das figas!!)

Como não usamos apresar de sermos obrigados a pagar varrem-nos e assim cria-se a ilusão de que todos têm médico. Disparo em todas as direções: já é ridículo termos que nos sujeitar ao horário (diga-se em abono da verdade bom para quem trabalha a 35 km de distância da sua casa que fica a 3 Km do seu Centro de Saúde). Segundo consta, mas não está escrito para não se usar discricionariamente é possível pedir um agendamento para outro horário que depois pode ou não ser autorizado pela enfermagem; e depois pagamos e não podemos usufruir do serviço porque não vamos lá muito e para podermos voltar a usar temos que ir a outro Centro de Saúde porque neste já não se aceita ninguém e depois então podemos ir a qualquer Centro de Saúde receber as vacinas do plano nacional de vacinação. Repeti tudo o que me disseram só para ver se continuavam a acreditar em tudo o que lhes saía pela boca fora. Parece que é o sistema e ninguém ousa sequer a questionar. Saí furiosa, mas claro já com o plano B desenhado na minha cabeça à medida que ía falando.

Estava no estacionamento a apertar os cintos à Miss, dirigiu-se o segurança e uma das funcionárias: sabem de fonte segura que a CUF vacina os miúdos! A CUF!?! Sim, eu também sei!!!

Uma equipa de pessoas amorosas, diligentes, mas amarradas a um sistema que não serve os seus clientes e que não tem quem ponha a descoberto todo este ridículo.

[A CUF era claro o meu plano B! Saí de lá e telefonicamente marquei para hoje às 12h! Abençoado SNS...]

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Viagem 163: É magia... o NATAL

É oficial: o NATAL é mágico!

Hoje cumpriu-se mais uma vez a tradição e "invadimos" o Oeiras Parque com todas as cores do nosso arco iris para ver o Principezinho.

Verdes, azuis, amarelos, brancos, cinzentos, castanhos, vermelhos e laranjas fizeram magia. Eram 426; usaram 10 autocarros; instalaram-se em 3 salas de cinema; mobilizaram 1 shopping inteiro e deixaram muita gente com pele de galinha.

Não há como descrever a sensação de partilhar com esta gente de palmo e meio a emoção de ir pela primeira vez ao cinema, de superar o receio do escuro, de combater o medo dos espaços fechados, de arriscar o impensável com a Rita, a Beatriz, o Laranjinha ou a Rafaela.

E depois há a maluqueira de convidar os pais a virem trabalhar connosco especificamente neste dia. Hoje ouvi várias vezes diferentes pessoas dizerem: «e têm staff parental!?! Isso é que é coragem!!!» Respondo sempre: não é coragem, é confiança. Não acontece nada que os pais não possam saber e esta é das melhoras formas de provar isso mesmo. É não ter duvida que o trabalho que é feito é no mínimo muito bem feito e deve ser comprovado por todos.

E as conversas cruzadas nos intercomunicadores... (espero que o Bruno tenha aparecido depois de se "perder" no armazém para trabalhar menos; que o Orlando tenha conseguido a ajuda dos seus colegas para a arrumação e que a Soraia tenha encontrado a encomenda da cliente)

Há ainda os meus, que já adoram! Ela mal entramos no carro e já pergunta se falta muito para chegarmos; ele que ganha coragem à medida que nos aproximamos do cinema e oferece-se para ajudar: prefere acompanhar os grupos e marcar as mesas para o almoço do que ver o filme.

Sempre que vejo algo parecido com um chapeu e não penso imediatamente que pode ser uma giboia que comeu um elefante, vou ler o livro do Principezinho. Ninguém ficou indiferente ao filme e eu fiquei altamente curiosa

É um dia foi em cheio que traz em si toda a magia do NATAL ...
                                      

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Viagem 162: Pausa

Concluo que preciso desesperadamente de uma pausa significativa quando:

um taxista me "encosta" à saída de uma rotunda porque não gosta da maneira como circulo, eu abrando também para não estragar nenhum dos carros, abro a janela do meu lado (ele tem a janela do pendura semi aberta) e grito: UBEEEER!!

Caí em mim ainda estava no meio deste ato suicida, mas a palavra é tão pequena que não dá emendar a meio...

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Viagem 161: finalmente chegou o dia dos 5 ANOS!!!


Chegou finalmente o grande dia de fazeres 5 anos. 

Ontem disseste-me que eu tinha muita sorte porque os 4 anos foram muito grandes e 4 é o meu número preferido, mas agora ias fazer 5; com muita pena tua, não podias continuar no meu número preferido.

Surpreendes-me a cada minuto que passa. Penso vezes sem conta que és boa de mais para seres verdade.

Desde 2010 és a minha estrela.

Sem dúvida, és como as nuvens: ÚNICA...