domingo, 28 de outubro de 2012

Viagem 79: Um nó no estomago

É uma e vinte e três da manhã e não consigo dormir, aproveitei para pôr trabalho em dia mas não foi fácil... serve-me de consolo o atraso da hora desta noite.
 
Não me sai da cabeça a imagem dos pais que hoje vi: ela para além de si, como se estivesse a participar num filme, não na sua vida; ele parado, estático agarrado a um pedaço de roupa rosa pálido como quem se agarra ao útimo fio de vida.
 
Não imagino o tamanho do nó no estomago de um pai e de uma mãe a despedirem-se de um filho para sempre, ainda menos quando um filho tem menos de cinco meses.
 
Já tive muitos nós no estomago, desatei todos eles mas não creio que tivesse forças para desatar um destes...

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Viagem 78: tanto!?!

Hoje vi a noticia sobre o corte do subsidio de desemprego para trezentos e setenta e sete euros e qualquer coisa cêntimos.
 
Eu nem sei o que é que as pessoas vão fazer com tanto dinheiro, provavelmente depois de pagarem todas as contas ficam doidas com tanto que lhes sobrará!
 
É preciso não ter qualquer espécie de vergonha nem de decência.
 
Não há quem ponha cobro a isto?

domingo, 21 de outubro de 2012

Viagem 77: Afinal o que é estudar?

Esta semana a temática do estudo tomou conta do nosso quotidiano e por isso hoje resolvi dar-lhe boleia.

No principio da semana o Francisco teve uma ficha de estudo do meio e parece que a coisa correu mal! Digo, parece porque ainda não temos o resultado.
 
Desde há muito que lhe digo que tem de estudar e ele responde-me que a professora não disse e que  ele estudará quando a professora disser para ele fazer isso; fico logo com vontade de subir pelas paredes: a era da supremacia da professora não há meio de acabar! A minha há muito que acabou e não mais voltará!
 
À pergunta, como é que se estuda, ele responde: então estuda-se, sei lá, a professora nunca disse como é que se estuda, diz só que é para estudar.
 
Provavelmente a professora até disse como é que se estuda. Provavelmente a professora não especificou o que é estudar. Não sei. Sei apenas que ele não faz a mais pálida ideia sobre o que é estudar e isso é que importa agora.
 
Pensei, pensei e fartei-me de pensar, eu não queria mais uma batalha, eu já tenho a batalha de comer na escola, de lavar os dentes, de comer fruta, de comer ervilhas, feijões e favas, de arrumar a roupa, da hora de deitar, enfim eu já tenho batalhas que cheguem.
 
Contudo, ignorar não era opção, por isso se é para entrar em mais uma batalha, paciência : vamos a isso!
 
Hoje de manhã, fui à batalha! E correu tão bem. Tinha como meta trabalharmos cerca de uma hora e ele aguentou 55 minutos, foi excelente!

Ele está finalmente a aprender a estudar...

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

sábado, 13 de outubro de 2012

Viagem 75: Parece que teremos visitas...

Hoje li e não pude deixar de dar boleia: parece que a Merkle quer vir a Portugal.

A mim só me ocorre uma expressão: deixe lá isso!

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Viagem 74: Ele há cada coisa...

No dia a dia dou comigo a dar boleia a coisas quase non sense, por exemplo: não percebo porque é que as pessoas insistem em dizer a IC19 e o CAF.

Sendo que IC quer dizer itinerário complementar, não faz sentido dizer a itinerário. Do mesmo modo, CAF (neste contexto especifico) significa componente de apoio à familia, e não é que há professores que não se cansam de dizer e escrever o componente de apoio à familia.
 
Desfaz-se a lingua a torto e a direito! Ele há cada coisa...

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Viagem 73: (...)

Depois de cerca de dez horas e meia de trabalho seguidinhas não resisti e dei boleia ao chocolate milka com oreo.
 
Foram só cinco quadradinhos, souberam-me pela vida, estava mesmo a precisar...