sábado, 5 de outubro de 2013

Viagem 96: relacionado com multas

No outro dia ao jantar, falávamos de multas e encontros imediatos com a autoridade. O meu pai contou as suas e o meu irmão também.
 
Acho que nada bate esta minha e por isso dou-lhe boleia: um junho recebi uma multa de estacionamento.
 
Na descrição sumária do talão que recebi em casa, consta:
"Estacionamento, dentro da localidade, não se encontrando o veiculo o mais próximo possível do limite direito da faixa de rodagem paralelamente a este e no sentido da marcha."
 
 
 
 


sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Viagem 95: cheque, para quê?

Tenho andado com esta boleia na bagagem há umas semanas. De vez em quando as coisas irritam-me de tal maneira que preciso de um tempo para acalmar os ânimos.
 
Eis se não quando o Senhor Bastonário da Ordem dos Psicólogos tornou publica uma ideia maravilhosa: O CHEQUE PSICOLOGO (se calhar ele não lhe deu este nome, acho mesmo que não deu nome nenhum ainda, porque anda a partilhar a ideia com todos os Ministérios e mais alguns e parece que está a ser bem recebida e até mesmo estudada).
 
Será que o Senhor Bastonário não sabe que já existe um apoio muito generoso por sinal, dado pela Segurança Social. Se calhar sabe, mas não relacionou.
 
Será que o Senhor Bastonário não sabe que muitos Psicólogos deturpam a utilização deste apoio. Se calhar sabe, mas ainda não achou pertinente clarificar.
 
Para quem não sabe, eu conto: a Segurança Social tem um apoio especifico para apoiar meninos e meninas que necessitem de apoio psicológico e/ou de terapia  da fala. Este apoio deve ser pago diretamente aos pais, depois dos mesmos fazerem prova do pagamento das sessões. A devolução do valor pago é feita de acordo com os rendimentos. Este apoio só pode ser usufruído se as consultas forem feitas através de privados com fins lucrativos.
 
Segundo consta, para a Segurança Social as Instituições Sem Fins Lucrativos não podem fornecer serviços a preços tão elevados, ou então acha mal pagar menos pelas mesmas sessões. Existe ainda uma terceira teoria: os Técnicos das Instituições Sem Fins Lucrativos, não comem, não se vestem e não precisam de teto. Materializam-se durante 7 horas de trabalho e depois desmaterializam-se e deste modo não auferem qualquer rendimento. Agora que falo nisto, se calhar ainda há uma quarta opção para estas Instituições, o dinheiro cai do ceu em dia e hora acordada.
 
Posto isto, importa referir que os Psicólogos descobriram a pólvora: criam empresas, acordam com as escolas usarem os seus espaços para atenderem os que podem receber este apoio, pedem o máximo possível à Segurança Social, os pais assinam um papelito a autorizarem a transferência para o NIB da dita, sem terem sequer conhecimento do valor que é transferido em nome dos seus filhos e depois uns dão para os outros! É mesmo típico de nós aqui neste cantinho soalheiro...
 
Depois de tanta ética e deontologia, cheques para quê, Senhor Bastonário!?!
 
Agora que esta boleia está em marcha, estou muito mais aliviada

domingo, 30 de junho de 2013

Viagem 93: A cereja no topo da montanha de chantily

Bem sei que a frase é "a cereja no topo do bolo" mas, com este calor prefiro dar boleia a um enorme gelado de cinco bolas, todas de frutos, uma porção muito generosa de chantilly, toping de morango e a dita cereja.
 
4ª feira foi dia de concerto.
 
A noite estava magnifica. A plateia estava entusiasmada mas não aqueceu com os Brass Wires Orchestra. Eu até tive pena deles, aquele nunca será o seu publico. Foi uma aposta pior que perdida.
 
21.15h e na Bela Vista ouviam-se os primeiros acordes. E o ambiente aqueceu. É sem duvida mais que um concerto é um punhado de emoções à flor da pele: é pular, é cantar (ainda que sempre na mesma nota), é bater palmas e agitar os braços. Uma vez e outra. E tantas vezes quantas as musicas que couberem em quase duas horas de concerto. É ter o filme da vida a passar cá dentro.
 
Faltou "aquela" volta ao palco. Faltaram um punhado de musicas. Faltou o palco que vi na televisão. Faltou aquele pedacinho assim... Faltou a cereja no topo da montanha de chantilly. Cereja que nunca como mas que não dispenso para a taça ficar perfeita!
 
 
 

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Viagem 92: É hoje!!!

Chegou finalmente o dia de rumar ao parque da Bela Vista. É hoje!!
 
Já avisei toda a gente: não há margem para qualquer especie de imprevistos nem percalços, eu não comprei o seguro que vinha associado ao bilhete.
 
Para ser perfeito, era juntar o Francisco, até tentamos ligar à rádio comercial mas, não fomos suficientemente rápidos.
 
É hoje! E eu nem estou em mim...

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Viagem 91: a propósito de serviços minimos

Soube-se que não haverão serviços mínimos para assegurar os exames devido à greve dos professores.
 
Os sindicatos jubilam de contentamento e acusam o ministério de mau perder por não agendar nova data. Claro! E depois nova data. E outra. E se calhar mais outra, enfim, se calhar até 2113. Olha que belo precedente.
 
Ainda não percebi exatamente qual é o motivo do protesto mas, tenho uma teoria: está na altura de se saberem as notas dos exames de 4º ano e é urgente arranjar algumas distrações. Ou muito me engano ou as notas serão pouco melhores que más.
 
Ver ou ouvir este senhor que diz que representa os professores, penso que se chama Mário Nogueira e deve ser professor é no mínimo deplorável, aliás como ver ou ouvir praticamente todos os sindicalistas. É extenuante trabalhar 40 horas semanais. Parece que já era quando o valor era de 35. Detenho-me nas 35.
 
Então e para os policias, não é extenuante trabalhar 35 horas semanais, será que a segurança não é posta em causa?
 
Então e para os médicos, não é extenuante trabalhar 35 horas semanais, será que a sobrevivência dos doentes não é posta em causa?
 
Então e para os enfermeiros, não é extenuante trabalhar 35 horas semanais, será que o acompanhamento dos doentes não é posto em causa?
 
Então e para todos aqueles funcionários públicos que atendem os cidadãos, não é extenuante trabalhar 35 horas semanais?
 
Então e os senhores que tratam do lixo, não é extenuante trabalhar 35 horas semanais?

Então e todos os outros que têm um patrão privado, não é extenuante trabalhar 35 horas semanais?
 
Aos professores, só me apetece dizer: vão trabalhar!! E com brio e empenho que é coisa que vos falta vezes demais. E durante 35 horas semanais. E durante 11 meses por ano. Sem férias cumulativas no Natal, na Páscoa e sem fingirem que fazem qualquer coisa, uma vá, duas horas por dia durante julho para finalmente descansarem em agosto.
 
Senhores professores do público, perguntem aos professores do privado quantas horas semanais trabalham e quão extenuados andam...

Às vezes, há boleias que nem sei...

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Viagem 90: Inexplicavel

Há umas semanas comecei a seguir a história de um menino com 3 anos que embora doente, muito doente tinha sempre fotografias sorridentes, muito sorridentes.
 
As suas imagens partilhadas por alguns amigos suscitaram-me curiosidade. Era impressionante o otimismo e a serenidade que emanavam.
De cada vez que acompanhava a história, constatava quão efémera é a vida. Como são fundamentais os momentos pequenos, simples, quotidianos. Quanta sorte eu tenho em ter filhos que neste momento dormem tranquilamente ao meu lado.
 
Nunca tive coragem de escrever o que quer que fosse porque o que quer que fosse que me ocorresse escrever parecia sempre pequeno, muito pequeno comparado com a grandeza da coragem, da determinação e da luta diária travada.
 
Hoje, depois de saber que ele partiu, só consigo pensar na dor inexplicável da mãe... já disse outras vezes, não sei se conseguiria carregar uma dor assim.
 
Especialmente para a mãe, o meu silêncio cúmplice...