segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Viagem 154: A Festa dos Tesouros

Quem me conhece sabe qual é a minha posição sobre trabalhos manuais feitos em casa para levar para a escola [associado à ideia de estreitamento da relação casa-escola]: sou frontalmente contra! Não tenho jeito, não tenho ideias, não sei fazer e acabo barricada sozinha a fazer a tarefa para ninguém estragar nada: nem roupa, nem moveis, nem materiais, nem trabalho!

Felizmente, a Escola que temos não tem esse método, com exceção dos tesouros...

Cada um faz o seu tesouro em casa. De acordo com o tema anual, cada um põe dentro algo enigmático mas muito, muito especial. Depois há a festa dos tesouros onde cada um mostra o seu. Ao longo do ano, os pais vão sendo chamados a desvendar o mistério do seu tesouro.

Hoje levamos o nosso!

Firmes, confiantes e com apontamentos de verde (por expressa indicação da Miss), ousamos dizer: ESTAMOS PRONTOS PARA A FESTA! [até porque quem nos conhece sabe: festas é connosco!]


quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Viagem 153: De volta à escola

Hoje foi dia de regressar à escola!

1a Etapa: VOLTAR
A Miss lá foi, a principio agarrada ao meu braço depois senhora de si como só ela.
Sala nova e lá em cima porque já é crescida; um refeitorio novinho em folha; colegas e amigos cheios de coisas para contar e montanhas de braços abertos cheios de saudades; pela frente todo um ano irrepetivel, por ser o ultimo de pre escolar.
Ele encontrou e foi encontrado por colegas, amigos e professores.
É muito aconchegante vê-los a sentirem-se parte da escola, contentes por voltarem, satisfeitos por terem tido saudades deles. A relação entre miudos e adultos é muito verdadeira e carregada de afetos espontaneos.

2a Etapa: LIVROS
Resgatar os livros para ambos foi quase uma odisseia! Todos queremos o mesmo, e todos somos muitos. Almoçamos à hora do lanche e cheios de entusiasmo seguimos na nossa lista de etapas.

3a Etapa: MATERIAL
De barriga cheia enfrentamos o Continente com uma lista em cada mão. Por entre quantidades, marcas e padrões só saimos depois de termos vistos em todos os pedidos.

4a Etapa: ALINDAMENTOS
Cortes de cabelo!
Nada como uma mudança de visual para assinalar o recomeço.

5a Etapa: GELADOS
De bolas, a recompensa e bem merecida...

Segunda feira retomaremos o comboio de mochilas e lancheiras estacionadas à porta de casa. Lá estaremos às 8.30 para um novo ano que será o fim de ciclo de cada um...

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Viagem 152: Coisas de Miss - vontades

Hoje a conversa andou à volta de acontecimentos anteriores à nascença da Miss.
Ter havido vida antes do seu nascimento é uma coisa que lhe faz muita comichão. Enfim...

A proposito de qualquer coisa dizia ela: Pois eu ainda estava na tua barriga não era?
Eu: não, ainda não estavas na minha barriga. Não existias.
Ela: hum... Estava á espera que alguma mãe me quisesse, era?
Eu: não! Qualquer mãe haveria de te querer. Eu tenho muita sorte!
Ela: já eu queria que me tivesse calhado uma mãe que não tivesse medo de cães

Toma e embrulha!

domingo, 6 de setembro de 2015

Viagem 151: Coisas de Miss: chega a ser desconcertante

Avançamos na frente em direção à praia as duas, eles hão-de lá ir ter. Montamos o nosso acampamento, somos um bocado espaçosos, mas a nossa praia está habituada a nós. Descemos a parede de areia que nos separa do mar e instalamo-nos.

Ela: mãe, vamos então começar?
(é que nós para além de pás, baldes e regadores, levamos máquinas escavadoras, daquelas que estão habituadas a serem brincadas apenas em casa, aqui têm uma sorte tremenda e vão à praia ou a qualquer terreno)

Eu: (olho para ela com ar de quem tinha escolhido outra brincadeira. Ela é tão criativa a brincar que não precisa de ninguém e eu já tinha o meu livro na mão - missão continuar a preparar o trabalho; o livro - Um nível superior de liderança)
Então mas não consegues tratar dessa obra sozinha?

Ela: não consigo fazer tudo sozinha. Preciso que faças uma ponte assim (e mostra como devo fazer tim por tim; depois de exemplificar desfaz tudo  dá-me o equipamento para a mão)

Eu: (Começo a minha tarefa com empenho e afinco) O resultado é este:


Em busca de confirmação pergunto: Que tal me estou a sair?

Ela: (olha, analisa e sentencia) Boa mãe... era uma ponte mas pode ser um escorrega, temos é que fazer uma obra diferente.

Ora eu ía ler ser sobre D1 (principantes entusiastas) e como "lidar" com eles e pumba tive uma sessão prática saidinha direitinho de uma miuda de 4 anos.

Chega a ser desconcertante!

Viagem 150: Somos pessoas de sorte

Temos setembro melhor do que tivemos agosto!


O céu tem estado limpo, a bandeira verde e o vento desapareceu. Esta é a vista a partir do spot do melhor café depois do almoço. Carrega qualquer bateria e dá alento para o depois! 

Temos a sorte de desfrutar disto a menos de 1000 passos de distância.

Avançamos um pouco e continuamos cheios de sorte, também encontramos pessoas que invadem a nossa sorte porque a menina tem mesmo que comer o seu iogurte no meio da melhor construção de castelos, enfim...

O mar está frio, mas convida. A areia agarra-se como lapa, mas molda-se. O sol aquece, mas não torra.

E depois em cima de nós é assim:
É oficial, somos pessoas de sorte

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Viagem 149: Um querido mês de julho

Julho trouxe 5 semanas de praia-escola, 2 casamentos, 1 despedida de solteira e 1 raio de sol maravilhoso!

terça-feira, 9 de junho de 2015

Viagem 148: Coisas de Miss e os abatones

Há dias que conversas sobre "abatones" (estão entre aspas porque não sei como se escreve esta palavra) eram recorrentes. Não sabia o que eram (bom, hoje continuo a não saber, mas já os vi). A Miss queria uns "Abatones", resolvi esse assunto com o argumento do costume: põe na lista das coisas que queres nos teus anos. Parece que os "Abatones" não podiam esperar por dezembro porque são o hit do momento no recreio do pré-escolar.

Ontem, no supermercado encontrámos "Abatones" à venda. Comprámos um Kit de principiante com: 8 "abatontes" de cores diferentes, 1 "abatone" dourado, umas plataformas e uma rede para guardar tudo.

1ª conversa
Ela: Será que vou ter repetidos?
Eu: Isso tem repetidos?
Ela: Sim. Espero que tenha a Águia que é o mais forte.
Eu: Então se tiveres repetidos trocas. Quem é que na escola tem disso?
Ela: Tem o Afonso, o Vicente, o João, o Bernardo, o Martim mas é da outra sala
(e continua)
Eu: Eu já não ouvia mais nome nenhum, retia só o facto de serem só rapazes. Se tiveres repetidos trocas com eles.
(silêncio)
Ela: E eles ficam com ele para sempre e depois devolvem-me para trazer para casa?
Eu: Não, se trocares eles dão-te um e esse é que passa a ser o teu e tu dás um também e esse já não é teu, mas ficaste com a mesma quantidade só que tem outra cor.
(silêncio)
Ela: Acho que já percebi! Posso trocar, quero até.

2ª conversa
(depois de aberto o saco e explorado tudinho)
Ela: Ó mãe, como é que se brinca com isto?
Eu: Eu não sei, nem sabia que se brincava com isso. Como é que costumam fazer no recreio?
Ela: Fazem assim (e mostra que atiram tentando derrubar)
Eu: Olha brinca, como quiseres.
Ela: Tá bem.
(começa uma brincadeira que podia estar a acontecer com quaisquer bonecos)
Ela: Mãe, quem é que criou os "Abatones"?
Eu: Então, foram uns senhores que acharam que os meninos íam gostar de brincar com bonecos desses.
Ela: Então não foi Jesus? Sabes, a Irmã Arminda disse que quem criou os animais e as pessoas foi Jesus. O Pai do Céu criou Jesus e disse para Ele criar os animais e as pessoas e Ele fez isso, criou tudo. Eu acho que Ele também criou os "Abatones".
Eu: Bom... visto assim... se calhar...