domingo, 30 de setembro de 2012

Viagem 72: E assim foi setembro

Setembro foi o mês das férias.
Setembro foi o mês em que se arrumaram os baldes, as pás e as toalhas da praia.
Setembro foi o mês em que voltei a sentir o cheiro do campismo.
Setembro foi o mês em que a Maria Catarina se estreou em casamentos.
Setembro foi o mês de regresso à escola, de retorno ao despertador a tocar às 6.30h e do estacionamento de mochilas à porta de casa.
Setembro foi o mês de regresso às filas de trânsito.
Setembro foi o mês em que voltei aos TPC's.
Setembro foi o mês que me afundei em fichas laranjas e azuis.
Setembro foi o mês em que aderi ao verniz de gelinho.
Setembro foi o mês da chegada do outono.
Setembro foi o mês de regresso às caminhadas.

Setembro foi um mês intenso, com semanas que pareceram meses...

A boleia de hoje é para setembro, na esperança de um outubro mais tranquilo!

sábado, 29 de setembro de 2012

Viagem 71: Rendam-se

"Gaspar, tudo se arranja, vê lá se a gorda quer uma canja", não fui eu que inventei mas merece uma boleia.
 
Numa manhã destas, O Ricardo Araújo Pereira na sua rubrica Mixórdia de Temáticas da rádio Comercial dava este mote.
 
Eu até tenho pena do Gaspar! Acredito piamente que já está mais do que arrependido por ter abraçado este desafio.
 
Depois de ver as noticias hoje com mais uma manifestação sindical na rua, com um intelectulaloide português a viver em Londres visivelmente irritado por ter sido contrariado, qual criancinha birrenta e de rever um ministro a contar a história da cigarra e da formiga, confirmo que estamos entregues aos bichos! Bichos mais parecidos com cigarras do que formigas...
 
Também eu me rendo! Quem nos governa não dá conta do recado, está visto, mas não há alternativa. Olhar para os politicos portugueses dá vontade de chorar tal é a mediocridade.
 
As propostas que nos chegam ou são cortar ou são demagogia.
 
Penso que é preciso falar claro: foram os politicos que contrariam a divida em nome do país, eu pela minha parte contraí uma divida ao BCP que pago escropulosamente todos os dias 15 mais nada, ainda não percebi que o esforço que me obrigam a fazer tenha contribuido para abater a essa divida que contraí.
 
Estes politicozinhos que adoram falar no plural quando se referem ao esforço que temos que fazer, deviam ter vergonha, assumir a sua incompetência e sair. Assumam o vosso fracasso, não vale a pena estregarem mais!
 
Já se renderam lá fora, rendam-se cá dentro antes de fecharem a porta!
 

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Viagem 70: Francisquices

Ultimamente o Francisco tem tido tiradas de mestre, dou boleia também a esta.
 
Estamos todos sentados à mesa a almoçar e diz o pai:
 
- Francisco, agora que mudaste de pista na natação espero que saibas que agora é mesmo a sério. Tens mesmo que fazer tudo bem feito e como o professor disser. O nível seguinte é o dos adultos. Isto agora já não é a brincar, para brincar é na piscina da Maria Catarina. Tu agora és um pré-adolescente.
 
- pré-adolescente?!?
 
- sim, quando passares a adolescente, nós avisamos. Mas o importante desta conversa é que deves fazer os exercicios tal como o professor mandar. (meto eu a colher)
 
- Tu não queres ir aos jogos olimpicos? Para isso tens que treinar muito e bem. (insiste o pai)
 
- Olha, mas há uma coisa que se calhar vocês não perceberam, eu não sou assim lá muito bom na natação. Posso ir aos jogos olimpicos em bolling?

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Viagem 69: Treinar para ser forte

Esta conversa foi irresistivel e por isso dificil de não partilhar!

Desde 4ªfeira que o Francisco anda entusiasmado com ideia de poder prestar provas para a acrobatica.
 
Segundo ele, o professor terá dito que era preciso cumprir pelo menos duas de três carateristicas: ser forte, ter flexibilidade e ser bem comportado.
 
O Francisco definiu logo à partida que flexivel não era, assim todas as fichas foram apostadas em ser forte e bem comportado.
 
Hoje de manhã cedo, antes de sair de casa:
- Francisco, veste o casaco e vamos embora.
- Não é preciso.
- Estás de manga curta e está frio agora de manhã, veste o casaco.
- Mas eu tenho que treinar ser forte, não levo casaco.
(silêncio)
 
É à boleia de saidas como esta que eu me rio muito para dentro!

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Viagem 68: Agora é que eu percebi

Finalmente percebi os efeitos benéficos da redução da TSU para as empresas: então não é que vamos pagar menos pelos selos!
 
Segundo o Dr. Coelho, a redução da TSU pode e deve ser refletida no preço final e um exemplo prático e concreto é a empresa CTT que poderá baixar os preços que pratica.
 
Muito obrigada Dr. Coelho, em nome de todos aqueles que como eu comem selos, vestem selos, se deslocam em selos, educam os filhos a selos, recorrem a selos quando estão doentes, usam os selos como opção cultural, enfim não vivem sem selos!
 
É à boleia de coisas como esta que penso: selos ao poder!!!

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Viagem 67: Coelho à Toca

Estou de férias e por isso não resisto a dar boleia a um jogo muito popular entre a miudagem, pelo menos entre a miudagem que eu conheço: o coelho à toca.
 
e salta coelho! e salta coelho!
 
Não deixa de ser curioso que se façam conferências de imprensa em dia de jogos da seleção e em horários estratégicos.
 
e salta coelho! e salta coelho!
 
De entre tantas reações, de entre tantos comentários, há uma coisa que me deixa perplexa. E não, não é a possibilidade da inconstitucionalidade das medidas, não é o facto de ser mais austeridade em cima de austeridade, não é o facto de ver todos ou quase todos os laranjas a apoiarem as medidas ao mesmo tempo que todos os rosas as condenam (já a farejarem o poder), não é o facto dos bloquistas e dos comunistas dizerem que é preciso derrotar estas politicas (as suas cassetes são as mesmas desde o inicio das suas existências), não é o silêncio do Portas em cima da sua pretensa postura de estado, como se para se ter postura de estado se tenha que usar lenço à lapela e falar com os braços como o Professor José Hermano Saraiva. O que me deixa perplexa é que o Dr. Coelho ganhou as eleições porque se propôs fazer o oposto e ninguém insiste nisso.
 
e salta coelho! e salta coelho!

Aos comentadores bastaria dizer: este senhor está a fazer o oposto do que se comprometeu e isso é absolutamente condenável. Ponto. E depois é insistir nesta tecla até à exaustão.

e salta coelho! e salta coelho!
 
Claro que é sempre possível argumentar que tudo isto estava muito pior do que se supunha, claro que é sempre possivel dizer que a culpa é dos maus da troica (não percebo porque é que se escreve troica com k, é bem certo que com o novo acordo ortográfico o k passa a fazer parte do nosso abecedário mas, ainda assim não percebo), claro que é sempre possivel culpar a conjuntura e a crise da zona euro. E porventura tudo isso está correto mas, ainda assim o Dr. Coelho prometeu que eu bem ouvi, não era fazer diferente, era o oposto.
 
e salta coelho! e salta coelho!
 
O Dr. Coelho ganhou as eleições porque se comprometeu a mudar o rumo das medidas.
 
e salta coelho! e salta coelho!
 
Recordo-me de ver na televisão uma dessas reportagens quase patéticas sobre o outro lado dos candidatos em que o seu pai lhe terá dito: «vê lá, não envergonhes a tua mãe».

e salta coelho! e salta coelho!

Dr. Coelho, o senhor ganhou as eleições porque se comprometeu a mudar o rumo dos acontecimentos.
 
e salta coelho! e salta coelho!
 
No Japão onde a palavra é a expressão maior da honra, os ministros suicidam-se, aqui neste retângulo tão fofinho os chamados ministros, fazem conferências a puxar ao sentimento e os comentadores dizem coisas.
 
e salta coelho! e salta coelho!
 
É à boleia de reflexões como esta que até tenho medo de gritar: COELHO À TOCA!

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Viagem 66: Momentos

É de momentos destes que se faz o relax. Este especificamente é em Odeceixe.

Hoje apeteceu-me dar boleia a isto!!