terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Viagem 106: Resoluções para 2014

 
Declaro 2014 o ano do ESCRITÓRIO!
 
Ando para aí há... 10 anos para arrumar o escritório. Já o dito mudou de divisão e nem assim mas, deste ano não passa!
 
2014 será o ano do escritório.
 
(tenho outras tantas resoluções que, como acontece com a enorme maioria das pessoas, não passam de bondosas vontades mas, que nem chegam a ser implementadas na primeira semana de janeiro e por isso nem lhes vou dar boleia)
 

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Viagem 105: O mistério das cuecas azuis

Ano após ano a saga conhece novo episódio (pelo menos para mim): eu nunca sei se as cuecas azuis são para usar na noite da passagem de ano ou no dia de ano novo.

Ao fazer o balanço de cada ano, atribuo os males do ano ao timing do uso da cueca azul!      
 
Determinada a mudar o rumo das coisas, este ano decidi: cuecas azuis novas na noite e no dia de ano novo.
 
Macacos me mordam, se este ano a coisa não corre realmente bem!

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Viagem 104: Em modo NATAL

Hoje cumprimos a tradição e lá fomos visitar o Pai Natal a sua casa (convém esclarecer que para o Francisco o Pai Natal vive no ECI)


Se calhar é tontice da minha parte mas, não abdico disto e eles também já não. Para mim tem obrigatoriamente que cumprir dois requisitos: as barbas e a barriga têm que ser verdadeiras.
 
Gosto tanto deste dia! Vamos sem mais preocupações nem afazeres. Vamos visitar o Pai Natal, almoçar, (aproveitamos para cada um propôr o seu brinde) e apreciar a azáfama.
 
O Pai Natal deste ano é tão, mas tão simpático que podíamos lá ter ficado toda a tarde. Até eu acreditei...

domingo, 22 de dezembro de 2013

Viagem 103: E assim é Natal...




Gosto do Natal! Gosto mesmo.

Para mim o Natal é mesmo assim: de pijama!

Porque de pijama é mais autêntico, mais cúmplice, mais quentinho, mais nosso.






Viagem 102: Fora de formato

Na grande maioria das vezes eu sinto-me como alguma da bagagem de porão, bagagem à qual colam um autocolante amarelo que diz: fora de formato.
 
Contra a corrente dominante, e por isso fora de formato, eu acho que até sou a favor dos exames. Quando falo de exames, refiro-me a todos: aos dos professores e aos dos alunos.
 
E curiosamente é a atitude dos professores que me faz pensar assim. Que me faz acreditar que são precisos exames e muitos.
 
Tenho andado para aqui a pensar e acho que existem algumas profissões que precisam de fazer um exame para terem acesso à carreia. Mas, para os senhores professores não. Que heresia ousar sequer pensar que os senhores pudessem não ser bons para exercer a profissão, como se na profissão de professor não existissem Excelentes, Muito bons, Bons, Razoáveis, Maus e Péssimos profissionais. Se calhar não estão preparados para a dura realidade mas, cá vai: existem!
 
E depois é vê-los nas televisões com ações patéticas para nos desfocar do essencial. Ora queimam cópias de notas, ora pedem desculpa aos alunos porque dizem que eles não servem, ora pedem o dinheiro das propinas de volta, ora entregam diplomas, ora fazem serenatas. Sugiro o seguinte: canalizem tanta criatividade para promover as aprendizagens das vossas turmas.
 
Trabalhem, estudem, atualizem-se e não é só para os créditos é para obter conhecimento mesmo, essa coisa que não ocupa lugar mas que ajuda tanto! Tenham vergonha. Deveriam ser os primeiros a aplaudir a medida, é a hora de separar o trigo do joio.

domingo, 15 de dezembro de 2013

Viagem 101: Empate com sabor a vitória

Ao fim de três anos de insistência, o Francisco lá conseguiu e desde meados de setembro é jogador de futebol! Está na Escola de Futebol do Sporting Clube do Lourel.
 
E que contente que anda. Acho mesmo que a primeira vez que o vi realmente feliz foi no primeiro treino. Na manhã desse dia, pensei de mim para mim que não podia deixar em casa a máquina fotográfica mas, deixei; depois andei todo o dia a tentar justificar-me de mim para mim que se calhar seria demasiado ir de máquina fotográfica; ao estar na bancada rui-me por dentro por não a ter levado para captar tanta felicidade.
 
Ontem foi mais um dia de jogo. O Francisco marcou! Finalmente marcou o seu primeiro golo. Depois de uma série de jogos a perder e por muitos, empataram mas teve sabor a vitória!


quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Viagem 100: A festa dos 3 anos a partir dos bastidores

Esta conversa passou-se há umas semanas, a propósito do aniversário de ontem.
 
 
Ela: Mãe, mamã, vai haver festa?
 Eu: sim. E será festa de quem?
(risos marotos)
Ela: De eu.
Eu: Pois é. Será a tua festa de anos. Fazes 3 anos. UAU
Ela: E posso ter uma coroa? A Cristina faz uma coroa a mim? 
Eu: Eu acho que sim. Vais ter uma coroa que a Cristina vai fazer. 
Ela: E bolo? Posso ter um bolo? E os meninos a cantar os parabéns, e a apagar as velas? 
Eu: Claro! Que bolo é que gostavas?
Ela: Hum, pode ser cor de rosa?
Eu: Sim e com o quê? (nesta altura eu já imaginava se é cor de rosa será com uma de duas opções: Drª Brinquedos, Lãzinha, Tremeliques, Valentim, Heli e companhia; Princesa Sofia, James, Amber, Clover e tal) Insisto - Um bolo cor de rosa que vai ter mais o quê?
Ela: O Faísca, o Mickey e o Donald. Mas o Faísca mesmo!
 
O resultado final foi este:
 
Um sucesso, portanto!