quarta-feira, 30 de março de 2011

Dia 11: 7 Anos

Hoje o Francisco faz 7 anos! 

É com uma emoção indiscritivel que apanhei boleia até ao dia 30 do mês de Março do fabuloso ano de 2004 e reencontrei este Francisco tão doce e vulnerável... (estava muito longe de imaginar como seria mirabolante a viagem que iniciávamos juntos)


Futebol é a sua obecessão
Resposta sempre pronta
Algarismos são a sua paixão
Nunca sabe das pantufas
Curto-circuitos desde os 6 meses
Inteligente
Sempre pronto para jogar play station
Contas são o seu relaxante
Orange" é a sua cor

Hoje minha "formiguinha" és assim:
Tens sido uma descoberta constante e é maravilhoso ver todas as conquistas que fazes! 

É à boleia de tudo o que já passámos que afirmo de modo confiante que tens sido o meu maior desafio!

sábado, 26 de março de 2011

Dia 10: O timing do tombo

É Sábado de manhã!

Apanho boleia na minha rotina semanal de Sábado: umas belas torradas de pão de quilo, um chá com sabor a morango, a televisão na FOX/FOX LIFE e o computador a navegar a todo o vapor pelas principais noticias do país e do mundo.  


A nota é comum: chegou o turbilhão à politica nacional. É um facto: apanharam todos boleia do mesmo! E até parece que não têm vivido neste rectângulo simpático com vista de mar.

Convém no entanto dizer que a crise politica já cá andava e há muito, só que agora o primeiro voltou a dar cartas como animal politico que é e isto é muito importante não perder de vista. Este é o seu timing!

Vamos a eleições agora porque o ministro chefe assim o quer. Todos os outros se preparavam para o acontecimento no ano, essa era a sua estratégia. É nestas pequenas grandes subtilezas que se destinguem os grandes jogadores dos amadores e neste particular há que dizê-lo com toda a frontalidade ele foi um grande jogador.

O Primeiro Ministro quer eleições agora porque conta ser re-eleito secretário geral do seu partido este fim de semana (nem se ouviu falar dos outros candidatos), porque teremos que ser resgatados nas próximas semanas e ele não tem estrutura de personalidade que consiga suportar tal frustração, porque os outros partidos ainda não estavam preparados, porque os partidos da direita estão desejosos de subir ao poder e iriam revelar uma atitude irracional como aconteceu, porque ficou danado com o discurso de tomada de posse do Presidente da Republica, porque a contestação social iria aumentar e isso desgastava-o muito, porque nós portugueses revemo-nos muito na história do patinho feio e ele já a começou a contá-la e nós já nos começamos a comover.

Como é possível confiarmos nos políticos quando muitos deles nunca foram mais nada senão políticos? Como é possível confiarmos nos políticos quando o interesse nacional não os move? Como é possível confiarmos nos políticos quando numa mesma frase conseguem dizer tudo e o seu contrário?

Preocupa-me que vivamos exclusivamente para o aqui e agora sem nenhum projecto de futuro e sempre a valorizar o acessório!

É à boleia de tudo isto que penso que é urgente nos inquietarmos!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Dia 9: CA 8

Dia 22 foi dia de Aniversário: a CASA ANIMADA celebrou 8 anos.
Dia 22 foi dia de Aniversário: a minha carta de condução celebrou 15 anos. Estou destinada a ter comemorações aos pares, não há nada a fazer!

Sobre o privilégio de ter carta de condução reflicto quase sempre que pego no carro para me deslocar, por isso não tive vontade de apanhar boleia dessa comemoração, deixei-a passar...

Agora, não podia de forma alguma deixar escapar a boleia da comemoração do aniversário da CASA ANIMADA. Essa boleia levou-me até ao marcante ano de 2003...

A ideia era fantástica, o ideal era estrondoso, a sua concretização previa-se extenuante, o resultado final que se queria renovado todos os dias, esse é fabuloso... Fabuloso do tipo aconchegante. Fabuloso do tipo borboletas no estômago. Fabuloso do tipo nó na garganta. Fabuloso do tipo...

A Equipa que a concretiza todos os dias é única e muito especial, sem eles podia haver ideia, podia haver ideal, podia até haver concretização mas de modo algum haveria resultado final e muito menos este resultado final, que se conclui todos os dias às 19.30h e se renova pelas 7.00h do dia seguinte.

A CASA ANIMADA é a prova viva de que é possível mudar a vida de alguém. E quantas super-hiper-mega-"mini"-vidas temos ajudado a mudar desde 2003. Enche-me o coração acreditar, sentir e acima de tudo ver como são diferentes as vidas de todos os meninos e meninas que passaram, passam e creio que passarão por lá. Todos eles ficaram, ficam e ficarão com a marca "animados".

Porque a CASA ANIMADA somos todos nós, todos nós estamos de parabéns!

Tudo o que é dificil tem o fantástico sabor a tarde de maçã quentinha com uma bola de gelado de baunilha, a CASA ANIMADA não é excepção!

É à boleia deste sabor que quero continuar a contribuir para mudar vidas!

sábado, 19 de março de 2011

Dia 8: Missão: PAI

HOJE É DIA DO PAI!!!

  • Ser PAI é ser o chefe do comboio
  • Ser PAI é ser policia, bombeiro e cozinheiro
  • Ser PAI é ser juiz, advogado e conselheiro
  • Ser PAI é Ser nadador-salvador, enfermeiro e professor
  • Ser PAI é segurar no selim da bicicleta
  • Ser PAI é correr atrás da bola
  • Ser PAI é empurrar o baloiço
  • Ser PAI é ser guarda-chuva e guarda-sol
  • Ser PAI é pôr a palhinha no sumo e apanhar as migalhas
  • Ser PAI é encher as braçadeiras vezes sem fim
  • Ser PAI é reconstruir o castelo derrubado pela onda rasteira
  • Ser PAI é carregar o saco dos baldes da praia no fim do dia
  • Ser PAI é tirar a areia dos sapatos
  • Ser PAI é ser farol
  • Ser PAI é amparar os curto-circuitos
  • Ser PAI é criar tradições
  • Ser PAI é antecipar o perigo
  • Ser PAI é assistir a partir da primeira fila
  • Ser PAI é nunca desistir
  • Ser PAI é acreditar sempre
  • Ser PAI é dar tudo e não esperar nada...
É à boleia de tudo isto que acredito que ser PAI é fascinante!

quarta-feira, 16 de março de 2011

Dia 7: Missão Cumprida!

Definitivamente tu tens razão Margarida: o dia 15 de Março de 2011 merece apanhar boleia!

Têm sido doze anos de árduo trabalho em prol de uma comunidade melhor, à boleia de tal objectivo temos, e aqui tenho que falar no plural porque sozinha nunca teria conseguido, procurado fazer mais, sempre mais...

A 11 de Dezembro de 1998 começava a viagem da APDJ com a assinatura da escritura da sua constituição como associação juvenil. Ironia do destino, doze anos depois, nesse mesmo dia 11 desse mesmo mês de Dezembro nascia a minha mais pequena e mais brilhante estrela. Não há coincidências! E estas são muito saborosas...

Duvido que alguém acreditasse que doze anos depois eu estaria novamente a assinar uma escritura também ela pública e a apanhar boleia até à paragem das IPSS's. Confesso que eu ainda não estou em mim! É uma emoção que não se explica porque não existem palavras, sente-se...

Poucos têm como eu a noção de quão tem sido dificil, e tu Margarida tens sido uma dessas pessoas, é por isso que mais uma vez aceitei a tua sugestão e aqui estou eu "boleando" à volta desta ideia... que grande conquista a nossa!

É à boleia de conquistas como esta que acredito que vale a pena contrinuar a lutar! (sempre a pensar na estratégia...)

sexta-feira, 11 de março de 2011

Viagem 6: 5h17min.

Hoje o dia é teu, minha doce mosquitinha! Pensando nisso apanhei boleia até há três meses atrás...



Acordaste-me eram exactamente 4h52min., estava na hora de uma ceia tardia ou de um pequeno almoço antecipado. Naturalmente enquanto comias os minutos foram passando e sem esperar muito eram 5h17min.. 

Há exactamente três meses atrás, neste preciso minuto estavamo-nos a conhecer fisicamente. Portaste-te tão bem! Hoje revivo todos os segundos e sinto uma alegria tal que nem consigo encontrar palavras para descrever.

Só existem duas pessoas neste mundo que me conhecem por dentro e por fora, e tu és uma delas...

Expecto para ti um futuro radiante!

É à boleia desta sensação que celebro a bi-maternidade!

quinta-feira, 10 de março de 2011

Dia 5: Será mesmo verdade...

Lá fora o turbilhão é enorme e contrasta com a tranquilidade que reina aqui dentro.

Os miúdos dormem tranquilos, à mercê, certos de que estão protegidos e indiferentes à crise, às politiquices  deste nosso país tão pequeno em mentalidade, às loucuras de um líbio que a troco de poder, dinheiro e petroleo mata indiscriminadamente.

Não é nova a sensação de os ter a dormir para mim. Habitualmente é à boleia dessa sensação que viajamos: eu à frente, eles atrás. Hoje estamos lado a lado e a sensação é sublime! É por isso que sempre que posso, os desafio para virmos para a "caminha" grande... senti-los a quebrarem pouco a pouco com os olhares fixos e sem pestanejar, as suas respirações cada vez mais profundas e ritmadas e com as suas mãozitas em mim é tudo o que poderia pedir.

Aqui dentro a tranquilidade é plena: não há vento, não se sente a humidade nem tão pouco se ouve o mar revolto. Aqui dentro está o meu mundo: eles tranquilos e vulneráveis e eu disposta a tudo para os manter assim. Não desejo nada mais...

É à boleia desta sensação que me pergunto se será mesmo verdade tudo o que se passa lá fora...