domingo, 6 de maio de 2012

Viagem 50: Dia da Mãe - parte III

Hoje sim, é o dia oficial da mãe. É bom dar boleia a isso.

A mãe é linda quando dá total liberdade de escolha sobre o comando.
A mãe é feia quando acaba com a brincadeira lembrando que chegou a hora de deitar.
A mãe é o máximo quando faz lasanha, canja, bolonhesa, pizzas e afins.
A mãe é o minimo quando cozinha ervilhas, favas ou feijões.
A mãe é simpática quando permite que se esqueça do trabalho de casa.
A mãe é chata quando se centra na escrita criativa.
A mãe é fenomenal quando dá total liberdade para jogar playstation.
A mãe é uma bruxa quando lembra que o tempo da playstation terminou.
A mãe é uma super heroina quando acaba com o encarnado das feridas, encarnado esse que muias pessoas chamam sangue.
A mãe é uma mariquinhas quando vê cães de todos os tamanhos e feitios na rua.
A mãe é mágica quando entra num quarto onde é impossivel pisar o chão.
A mãe é ótima à baliza da equipa contrária.
A mãe é péssima a marcar golos.

A mãe é uma pessoa raramente compreendida que torce sempre das bancadas pelos seus filhos nos jogos da vida...

P.S.: com muita pena minha mas já expectável, não houve pequeno almoço na cama.

sábado, 5 de maio de 2012

Viagem 49: Dia da Mãe - parte II

Sábado foi um dia cheio de comemorações relacionadas com o dia da mãe!

Logo de manhã a natação foi totalmente dedicada às mães: chapinhanço com fartura!!

Os miudos escolheram o almoço e foi um almoço super especial de mãe e filhos, o manjar dos deuses servido no Mac'Donalds. O Francisco foi 5 estrelas durante todo o dia. À noite o benfica ganhou e vimos o futebol no nosso local de eleição com direito a jantar.

Para amanhã está prometido pequeno-almoço na cama, vou esperar para ver...

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Viagem 48: Dia da Mãe - parte I

Está oficialmente aberto o fim de semana de comemorações do dia da mãe. E eu, deliciada que estou, resolvi dar boleia a isso!

O inicio oficial aconteceu na escola do Francisco: dança com o VivaFit para as mães, lanche e mimos!

A partir de hoje é oficial: a minha flor favorita é o girassol! Até hoje a minha flor favorita era tulipa mas, para o Francisco eu tenho perfil de pessoa que prefere girassois e por isso todas as suas prendas que andaram à volta de flores são girassois ou aproximações disso mesmo, assim sendo mudei de preferência. Agora, a partir de hoje, a minha flor favorita é o girassol, está mudado.

Veremos o que nos reserva, sábado, domingo e segunda altura em que serão oficialmente encerradas as comemorações por este ano...

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Viagem 47: Letras às Cambalhotas

Hoje, feriado nacional pelo menos enquanto a troika assim o permitir, foram as letras às cambalhotas que apanharam boleia.

A escrita criativa é um verdadeiro tormento aqui em casa mas, não é possivel fugir dela: instalou-se e só irá piorar por isso, foi preciso falzer alguma coisa. Já diz o ditado: se não os podes vencer, junta-te a eles. Foi o que fizemos!

Andámos uns dias a cozinhar a ideia e hoje oficialmente demos espaço às letras para andarem às cambalhotas...

A escrita criativa é um suplicio porque as letras insistem em andarem às cambalhotas dentro da cabeça.

As letras andam às cambalhotas e insistem em não se organizarem em palavras, e as palavras em frases e as frases em textos próprios de um sentir de 8 anos.

As palavras não conseguem passar daqui para aqui, diz o Francisco apontando para a sua cabeça e depois para o papel.

A partir de hoje isso vai mudar!

A partir de hoje as letras às cambalhotas, ganharam uma morada: http://letrasascambalhotas.blogspot.pt.

Conto com as visitas e comentários de todos, urge acabar com o suplicio que é a escrita criativa.

Desafio-vos a darem boleia a esta ideia!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Viagem 46: publicidade

Hoje, mesmo sem querer a publicidade apanhou boleia, logo de manhãzinha e acompanhou-me todo o dia, esta especificamente não me saiu da cabeça...

Por norma não gosto de publicidade, acho uma valente perda de tempo, só agradeço a sua existência quando é preciso mudar uma fralda ou matar a fome à capoeira enquanto estou a ver a minha televisão. Mas, no carro não tenho alternativa, ela apanha boleia todos os dias e a todas as horas, o cd do rádio do carro já funcionou, agora reformou-se, pelo que não há alternativa.

Então não é que a TVGuia vende faqueiros do melhor que há, daqueles dignos de levar o presidente a casa!

Na compra da faca de carne até oferecem a colher de sobremesa. Este tipo de venda deixa-me sempre baralhada: preciso de comprar 12 revistas para ter 12 facas de carne com oferta de 12 colheres de sobremesa? compro 1 revista e pago extra 12 facas de carne com oferta de 12 colheres de sobremesa? Ou será que o objetivo é fazer um faqueiro para apenas uma pessoa? Não se vá dar o caso do presidente vir cá jantar!

Mas quem diz faqueiros, diz também serviços de jantar, de copos e afins...

É a boleia de coisas como esta que não gosto nada, mas mesmo nada de publicidade!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Viagem 45: Educar hoje

Hoje ao final do dia dei boleia a uma boa conversa. Quem me conhece sabe que eu adoro falar. Quem me conhece sabe que eu falo pelos cotovelos, aliás se eu não fosse humano seria um papagaio. Quem me conhece sabe que eu não costumo desperdiçar desafios, e este foi irresistivel: falar sobre educação!

A plateia composta por pais de meninos e meninas de 3 e 4 anos foi literalmente apanhada de surpresa mas revelou-se fenomenal.

Gosto de falar sobre estes temas. Gosto de ler sobre estes temas. Gosto de descobrir coisas sobre estes temas. Gosto de aprender sobre estes temas e a verdade é que nestas conversas aprendo sempre muito.

Ao final do dia, na escola que hoje é do miudos e que ontem foi minha dei comigo a falar, a ouvir e a refletir sobre ser pai/mãe, ser filho e educar.

É muito mais dificil ser mãe do que ser filho.

Ser mãe é nunca perder de vista que a missão aceite no dia em que o filho nasce é para o mundo e não para satisfazer os caprichos individuais.

É muito mais dicifil ser mãe do que ser filho.

Ser mãe é não esquecer que os filhos têm direito ao não.

É muito mais dificil ser mãe do que ser filho.

Ser mãe é apostar na consistência diária, semanal, mensal, anual...

É muito mais dificil ser mãe do que ser filho.

Ser mãe é um desafio constante e permanente que nunca está ultrapassado.

É à boleia de finais de dia como este que me atrevo a dizer que este é mesmo o ano de pegar na tesoura e cortar as amarras e mudar de vida!

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Viagem 44: Um dia de domingo...

Domingo e festas de manhã são duas coisas que não combinam nada, e às quais parece ser impossivel dar boleia em simultaneo. Ninguém merece ter que se levantar ao som do despertador ao domingo principalmente para exercer a profissão de motorista de festas de anos, hoje todos cá em casa merecemos!

Foi preciso dar boleia ao Francisco, compromissos sociais assim o obrigaram. O destino foi o metro.

Foi preciso tirar o melhor partido da situação, e nós tirámos, como tirámos...

Apanhámos o metro com destino ao Chiado. Usufruir de Lisboa ao fim de semana é excecional. No Chiado andava-se lindamente. O dificil foi chegar lá.

Experimentem sair da estação Baixa/Chiado com um carrinho de bebé e depois voltamos a falar...