quarta-feira, 25 de abril de 2012

Viagem 47: Letras às Cambalhotas

Hoje, feriado nacional pelo menos enquanto a troika assim o permitir, foram as letras às cambalhotas que apanharam boleia.

A escrita criativa é um verdadeiro tormento aqui em casa mas, não é possivel fugir dela: instalou-se e só irá piorar por isso, foi preciso falzer alguma coisa. Já diz o ditado: se não os podes vencer, junta-te a eles. Foi o que fizemos!

Andámos uns dias a cozinhar a ideia e hoje oficialmente demos espaço às letras para andarem às cambalhotas...

A escrita criativa é um suplicio porque as letras insistem em andarem às cambalhotas dentro da cabeça.

As letras andam às cambalhotas e insistem em não se organizarem em palavras, e as palavras em frases e as frases em textos próprios de um sentir de 8 anos.

As palavras não conseguem passar daqui para aqui, diz o Francisco apontando para a sua cabeça e depois para o papel.

A partir de hoje isso vai mudar!

A partir de hoje as letras às cambalhotas, ganharam uma morada: http://letrasascambalhotas.blogspot.pt.

Conto com as visitas e comentários de todos, urge acabar com o suplicio que é a escrita criativa.

Desafio-vos a darem boleia a esta ideia!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Viagem 46: publicidade

Hoje, mesmo sem querer a publicidade apanhou boleia, logo de manhãzinha e acompanhou-me todo o dia, esta especificamente não me saiu da cabeça...

Por norma não gosto de publicidade, acho uma valente perda de tempo, só agradeço a sua existência quando é preciso mudar uma fralda ou matar a fome à capoeira enquanto estou a ver a minha televisão. Mas, no carro não tenho alternativa, ela apanha boleia todos os dias e a todas as horas, o cd do rádio do carro já funcionou, agora reformou-se, pelo que não há alternativa.

Então não é que a TVGuia vende faqueiros do melhor que há, daqueles dignos de levar o presidente a casa!

Na compra da faca de carne até oferecem a colher de sobremesa. Este tipo de venda deixa-me sempre baralhada: preciso de comprar 12 revistas para ter 12 facas de carne com oferta de 12 colheres de sobremesa? compro 1 revista e pago extra 12 facas de carne com oferta de 12 colheres de sobremesa? Ou será que o objetivo é fazer um faqueiro para apenas uma pessoa? Não se vá dar o caso do presidente vir cá jantar!

Mas quem diz faqueiros, diz também serviços de jantar, de copos e afins...

É a boleia de coisas como esta que não gosto nada, mas mesmo nada de publicidade!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Viagem 45: Educar hoje

Hoje ao final do dia dei boleia a uma boa conversa. Quem me conhece sabe que eu adoro falar. Quem me conhece sabe que eu falo pelos cotovelos, aliás se eu não fosse humano seria um papagaio. Quem me conhece sabe que eu não costumo desperdiçar desafios, e este foi irresistivel: falar sobre educação!

A plateia composta por pais de meninos e meninas de 3 e 4 anos foi literalmente apanhada de surpresa mas revelou-se fenomenal.

Gosto de falar sobre estes temas. Gosto de ler sobre estes temas. Gosto de descobrir coisas sobre estes temas. Gosto de aprender sobre estes temas e a verdade é que nestas conversas aprendo sempre muito.

Ao final do dia, na escola que hoje é do miudos e que ontem foi minha dei comigo a falar, a ouvir e a refletir sobre ser pai/mãe, ser filho e educar.

É muito mais dificil ser mãe do que ser filho.

Ser mãe é nunca perder de vista que a missão aceite no dia em que o filho nasce é para o mundo e não para satisfazer os caprichos individuais.

É muito mais dicifil ser mãe do que ser filho.

Ser mãe é não esquecer que os filhos têm direito ao não.

É muito mais dificil ser mãe do que ser filho.

Ser mãe é apostar na consistência diária, semanal, mensal, anual...

É muito mais dificil ser mãe do que ser filho.

Ser mãe é um desafio constante e permanente que nunca está ultrapassado.

É à boleia de finais de dia como este que me atrevo a dizer que este é mesmo o ano de pegar na tesoura e cortar as amarras e mudar de vida!

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Viagem 44: Um dia de domingo...

Domingo e festas de manhã são duas coisas que não combinam nada, e às quais parece ser impossivel dar boleia em simultaneo. Ninguém merece ter que se levantar ao som do despertador ao domingo principalmente para exercer a profissão de motorista de festas de anos, hoje todos cá em casa merecemos!

Foi preciso dar boleia ao Francisco, compromissos sociais assim o obrigaram. O destino foi o metro.

Foi preciso tirar o melhor partido da situação, e nós tirámos, como tirámos...

Apanhámos o metro com destino ao Chiado. Usufruir de Lisboa ao fim de semana é excecional. No Chiado andava-se lindamente. O dificil foi chegar lá.

Experimentem sair da estação Baixa/Chiado com um carrinho de bebé e depois voltamos a falar...

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Viagem 43: Qualidade de Vida

Estou finalmente a dar boleia à qualidade de vida! Acho que também já merecia...

Depois de praticamente 9 anos de trânsito em pára quase arranca e pára do IC19, agora é possivel em hora de ponta ser apanhado em excesso de velocidade. Ainda não fui apanhada mas podia, vir a 100Km/h às 8.40h a um dia de semana fora do mês de agosto no IC19 é um verdadeiro feito!

No final de 2010 passei a usar a A16, pagava portagens mas pelo menos vinha sempre em movimento. Acho que os senhores que pensam, não pensaram muito bem quando fizeram a A16 para descongestionar o trânsito, gastaram uma pipa de massa quando a solução para reduzir os carros não implicava qualquer investimento. Diga-se em abono da verdade que está ali uma estrada bonitinha, sim senhor!

Tenho para mim que se o preço do combustivel continuar a aumentar serei uma das poucas raridades de carro de manhã no IC19, obrigada senhores dos combustiveis, nunca pensei ser tão importante para vocês!

É à boleia de situações como esta que não sei se é melhor me indignar ou ficar contente, olha, vou só aproveitando enquanto dá...

Viagem 42: TPC

É oficial: a rotina voltou a apanhar boleia. Recomeçou a escola, recomeçou o toque do despertador às 6.30, recomeçou o estacionamento de lancheiras à porta de casa e voltaram os TPC's.

Sou cada vez mais anti-TPC.

ESCRITA CRIATIVA. O desafio de hoje foi esse. Depois de duas semanas em casa, o primeiro TPC depois das férias foi justamente escrever sobre elas.

Sou cada vez mais anti-TPC.

Demorámos hora e meia só para fazer o rascunho. Eu aprendi assim, primeiro fazemos o rascunho para corrigir, alterar, emendar e melhorar; depois, depois passamos na folha tudo bonitinho.

Sou cada vez mais anti-TPC.

Aqui só há um pequeno problema: ele é rapaz, essa coisa da estética não interessa nada, ele escreve a segurar a ponta solta do lápis porque afiar é trabalhoso. Ele apaga com os dedos como se fosse magia. Ele é rapaz!

Sou cada vez mais anti-TPC.

Bom, hora e meia depois do rascunho concluido, fizemos um intervalo para jantar. Findo o intervalo a tarefa foi passar a limpo, coisa para mais meia hora a brincar!

Sou cada vez mais anti-TPC.

Moral da história:
 - Estivemos desde que chegámos a casa até às 22 centrados na cena da escrita criativa. Eu sou criativa, e gosto de escrever, eu podia fazer o raio do trabalho mas não, tem que ser feito pela criança.
- Hoje, banho nem vê-lo.
- Hoje, a hota de deitar foi largamente ultrapassada.
- Hoje, parece que não saimos da escola e já não íamos lá hà duas semanas.

Sou cada vez mais anti-TPC.

Hoje, eu que já estava cansada fiquei exausta...

É à boleia de coisas assim que estou a pensar criar um movimento que acabe com os malfadados TPC's.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Viagem 41: Arte

Ontem dei boleia à descontração, não me lembrava da última vez que tinha ido ao cinema ver um filme de crescidos, estreou há uns dias a Dama de Ferro e por estas bandas é preciso desanuviar.


Aproveitámos a promoção My Zon Card: compramos um bilhete e temos direito a dois, e há coisas levadas da breca, então não é que só haviam lugares separados? Arriscámos... se há coisa em que somos bons é a arriscar e raramente nos saímos mal (também quando nos saímos é em grande!).

A prestação da atriz está suberba e o filme sendo simples e sem grande espetacularidade tem uma mensagem que mexe com quem vê e isso é ARTE.

Provocar borboletas no estômago, tocar cada um que vê é ARTE (ou então sou só eu que não saía para descontrair há muito tempo!).

Há pessoas fora de série e a Dama de Ferro (a original) é uma delas, precisavamos de alguém assim agora: neste tempo, nesta terra, nesta conjuntura.

É à boleia de coisas como esta que mantenho a minha crença em dias melhores e que torná-los realidade estás nas mãos de cada um.